O Brave, um navegador que promete priorizar você “e não as grandes empresas de tecnologia” anunciou o lançamento, ainda neste mês de outubro, de sua versão 1.45. A novidade bloqueará os pop-ups de avisos de cookies que aparecem na maioria dos sites, perturbando a navegação de muitos usuários.
A atualização, que já está presente na versão de desenvolvimento do aplicativo – o Brave Nightly –, apresentará uma caixa de diálogo na inicialização, na qual basta clicar em “sim” para ter bloqueados todos os avisos de cookies. A novidade funciona através de um conjunto de regras e filtros já familiar para quem utiliza extensões de bloqueio de anúncio em navegadores.
No blog do navegador, a equipe do Brave chama o pedido de consentimento de cookies de “infame e uma aporrinhação quase constante”, citando um estudo sobre essa prática elaborado por pesquisadores da Universidade Côte d'Azur, na França, em 2019.
Fonte: Brave/DivulgaçãoFonte: Brave
Um passo à frente do Google
Para cumprir sua promessa de bloquear os famosos banners de cookies, o Brave terá que ficar um passo à frente das empresas que administram os chamados “sistemas de gerenciamento de consentimento”, leia-se o Google. Isso porque a Big Tech está preparando mudanças na web que tornarão mais difícil bloquear os banners de cookie.
De acordo com a postagem no blog do Brave, a proposta WebBundles da empresa de Moutain View, que integra sites inteiros em "pacotes", permitirá que eles contornem os bloqueadores de conteúdo. Além disso, a migração para o Manifest V3, próxima versão do motor de extensões para o Chrome – prevista para 2023 – irá remover recursos vitais das atuais extensões do navegador que protegem e privacidade.
“A web foi feita para ser aberta. Por um lado, isso é ótimo: significa que ferramentas da web que protegem a privacidade, como o Brave, podem agir em nome dos usuários e protegê-los contra abusos e aborrecimentos", conclui o anúncio do navegador.
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