A Meta, empresa dona de serviços como Facebook, Instagram e WhatsApp, vai encerrar as atividade de um de seus produtos de menor porte. De acordo com o jornal The New York Times, a plataforma de newsletters Bulletin vai fechar as portas no começo de 2023. Criadores de conteúdo que fazem parte do serviço já foram avisados por email a respeito do cronograma e terão os seus contratos pagos integralmente.
A página inicial do Bulletin.Fonte: Bulletin
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Lançado em junho de 2021, o Bulletin é um site que reúne newsletters escritas por profissionais independentes, que podiam adicionar um sistema de assinatura para monetizar o conteúdo. A ideia da Meta, que até então só se chamava Facebook, era frear o crescimento de serviços como o Substack.
Entretanto, o Bulletin nunca decolou: a plataforma só concentra 120 publicações até o momento e foi deixada de lado na mais recente reestruturação da companhia, que também descontinuou o serviço de podcasts.
O que diz a Meta
Em comunicado, um porta-voz da Meta se manifestou a respeito do fechamento do projeto.
"O Bulletin nos permitiu aprender sobre o relacionamento entre Criadores e suas audiências, e como melhor apoiá-los em construir a sua comunidade no Facebook. Apesar de esse produto paralelo estar acabando, nós continuamos comprometidos em apoiar o crescimento e o sucesso desses e outros Criadores em nossa plataforma", diz o comunicado.
Sorry to everyone affected by this, including the team at Facebook who believed in the model and wanted to see it be something big and real.
— Hamish McKenzie (@hamishmckenzie) October 4, 2022
To all Bulletin writers: come to Substack. We’ll make it easy and look after you. https://t.co/fGZGZgs88N
Em uma postagem no Twitter, o cofundador da concorrente Substack, Hamish McKenzie, lamentou o fechamento e convidou os escritores a migrarem para a plataforma.
Fontes