A Mozilla publicou um estudo recentemente acusando as gigantes da tecnologia de limitar e atrapalhar a liberdade de seus usuários na escolha de um navegador. A dona do Firefox diz que Google, Microsoft e Apple usam de seu poder de controle de sistemas e serviços online para influenciar nas escolhas das pessoas.
O argumento da Mozilla se baseia principalmente no fato da Microsoft controlar o Windows, a Apple o iOS e macOS e a Google o Android. Cada um desses sistemas já vêm com os navegadores padrão das companhias pré-instalado - o Edge, o Safari e o Chrome, respectivamente - e às vezes é difícil ou contra-intuitivo tentar escolher outro. Vale lembrar que tivemos exemplos confirmados desse tipo de coisa acontecendo.
Exemplo de pressão no Windows para não escolher outro navegador.Fonte: Mozilla
O estudo da dona do Firefox traz diversos outros exemplos, inclusive com imagens para tentar provar seu ponto. Em termos gerais, a companhia acusa que essas práticas de atrapalhar na escolha do consumidor reduz a competitividade entre navegadores, o que impacta na qualidade final deles.
Segundo a empresa, sem precisar competir, os navegadores oferecem menos qualidade e menos inovação, além de se preocuparem menos em proteger a privacidade de seus usuários. Até o momento, as gigantes da tecnologia mencionadas no estudo não comentaram sobre o assunto.
Fontes
Categorias