O Erro 500 é um erro que impede a página de ser exibida ou acessada pelo usuário. Ele pode ocorrer por inúmeros problemas, desde um defeito no código fonte, até problemas na conexão do próprio usuário com a página em questão.
Entretanto, o mesmo Erro 500 possui uma série de soluções que podem ser aplicadas para contornar o problema. Em muitas delas, o próprio usuário pode resolvê-lo, seja com um procedimento no Windows, ou verificando a sua conexão.
Erro 500 é um dos mais comuns a afetarem sites e páginas na internetFonte: Google
Hoje o TecMundo te explica melhor o problema e te ensina como contornar o Erro 500. Confira!
Por que está dando erro no servidor?
O Erro 500 indica que há um problema no servidor que impede a exibição e o carregamento da página. Entretanto, há diversas variáveis que podem contribuir para que esse problema aconteça.
A principal delas é algum problema na estruturação do código fonte da página. Ou seja, em algum momento alguma linha pode ter sido apagada ou modificada e que acabou comprometendo toda a estrutura do site. Nesse caso, a solução é refazer o que foi perdido ou deletado, até que tudo se normalize.
Caso você seja o responsável pela página, é preciso analisar o código fonte para saber se o mesmo não foi modificadoFonte: Shutterstock
Outro problema que pode gerar o Erro 500 é a atualização de algum plugin de sites como Wordpress. Em alguns casos, uma alteração na estrutura de um módulo faz com que ele tenha efeito cascata e venha a comprometer todo o site. Sendo assim, a solução é reverter essa atualização, ou procurar uma nova codificação que mantenha os elementos mais recentes, e que faça a página funcionar corretamente.
Já outro problema comum é uma sobrecarga de acessos a uma página. Em outras palavras, há sites cujo servidor é limitado a uma grande quantidade de acessos simultâneos. Quando esses extrapolam o limite, o servidor fica sobrecarregado e acaba deixando de ser exibido para seus usuários.
o sobrecarregamento de servidores também pode gerar o erro e deixar o site fora do arFonte: Shutterstock
E, assim como em qualquer computador, os servidores também estão sujeitos a problemas no hardware. Caso o site esteja hospedado em um servidor próprio, o mesmo pode estar passando por algum problema pontual em alguma pessoa, como memória danificada, erro no HD, ou até mesmo falha no seu processador.
Mas também há momentos em que o Erro 500 acontece por conta do usuário, principalmente em relação ao cache. Nesses casos, o navegador acaba ficando sobrecarregado de espaço, acumulando informações e arquivos de um determinado site, o que acaba gerando um sobrecarregamento e impedindo que a página seja exibida corretamente.
- Veja também: Como corrigir os erros mais comuns do Chrome
Como resolver o erro 500?
A primeira, e mais comum, forma de contornar o problema é fazer o recarregamento da página. Para isso, basta apertar no botão de "atualizar" do seu navegador, ou utilizar a tecla "F5" que possui o comando padrão em todos os browsers.
Muitas vezes o problema de conexão acontece por conta de problemas no PC do usuárioFonte: Shutterstock
Outra maneira de solucionar o problema é fazer a limpeza manual dos cookies e caches do seu navegador. Por mais que eles sejam diferentes, o caminho para fazer o procedimento é quase o mesmo em todos os browsers, basta ir até as opções configurações, depois em "privacidade e segurança", e uma vez lá fazer a limpeza dos dados armazenados.
Você também pode verificar se o problema está acontecendo por conta da sua conexão. Para isso, é recomendado que primeiro você tente acessar outros sites. Também é possível verificar a velocidade da sua internet e conferir se há algum problema na rede, como um ping muito alto. E, por fim, verificar até mesmo o firewall do seu Windows para saber se não há uma regra impedindo o site de ser acessado.
O próprio Firewall do Windows pode ser o responsável pelo problema de acesso a um determinado site ou páginaFonte: Shutterstock
Agora que você já sabe o que é Erro 500, e diversas formas de solucioná-lo, não precisa mais se desesperar caso um site que você queria acessar esteja fora do ar.
E você, ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários!
Categorias