Passageiros a bordo de uma aeronave da Southwest Airlines, que se dirigia à Cabo San Lucas, no México, decidiram que era uma boa ideia enviar nudes via AirDrop para o iPhone do piloto. Claramente incomodado, ele ameaçou não decolar e disse que todos os passageiros poderiam ter que descer do avião, potencialmente “estragando as férias” de muitos.
Em um vídeo divulgado no TikTok, com mais de 2,6 milhões de visualizações até então, é possível ouvir a reação do piloto. “Então, este é o acordo, se isso [o compartilhamento de fotos] continuar nós vamos permanecer no chão, eu vou recuar até o portão [de embarque], todos precisarão sair, vamos envolver a segurança e as suas férias serão arruinadas”.
@teighmars @robloxsouthwestair takes airdropping nudes very seriously. #AEJeansSoundOn #WorldPrincessWeek ? original sound - Teighlor Marsalis
As fotos enviadas para o iPhone do piloto partiram de outros dispositivos da Apple, compartilhadas por meio do AirDrop. A ferramenta utiliza Bluetooth de baixo consumo energético para compartilhar arquivos a curta distância.
Como se proteger de fotos indesejadas
Neste caso, os passageiros enviaram as fotos em questão ao piloto, que disse “seja lá o que for essa coisa de AirDrop, parem de enviar fotos nuas e vamos para Cabo”. A companhia aérea, em nota ao The New York Post, disse preservar a “segurança, proteção e bem-estar de clientes e funcionários”, sendo esta a sua “maior prioridade”.
Esta não é a primeira vez que um incidente envolvendo o AirDrop afeta uma operação aérea. Em maio, passageiros receberam fotos de acidentes envolvendo aviões pela ferramenta, o que gerou pânico e resultou no atraso do voo. Nove passageiros foram detidos.
Para não receber fotos indesejadas no seu iPhone via AirDrop, basta fazer a seguinte configuração:
No aplicativo Ajustes, selecione a opção “Geral”;
Em seguida, toque em “AirDrop” e escolha entre as opções “Recepção Invativa”, para não receber nada; “Apenas contatos” e “Todos”.
Fontes
Categorias