TBT tem origem no idioma inglês e é abreviação de "Throwback Thursday", algo como "de volta à quinta-feira", em tradução literal. É utilizada com hashtag e acompanhada de fotos com bons momentos que já se passaram.
Ela é apenas uma de várias gírias da internet, expressões que ganharam popularidade com as redes sociais. Pensando nisso, selecionamos outros jargões típicos do ambiente digital. Será que você conhece todos? Confira!
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1. S2
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Um das gírias da internet mais antigas e que, inclusive, ganhou uma interpretação gestual na vida real. S2 é uma forma criada desde os primórdios da WWW para designar um coração.
Na vida real, ela foi popularizada, especialmente, pelos atletas de futebol, que ao comemorarem um gol faziam o gesto de coração, que ganhou o sugestivo apelido de "coramão".
Não há muitas regras para seu uso além do óbvio: representar que você amou algo. Pode ser uma frase, um ato, um texto do TecMundo. Compartilhe amor e mande um S2 para suas pessoas queridas sempre.
2. Lacrar/Lacração
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Lacrar é um termo muito popular, que surgiu entre a comunidade LGBTQIA+ para representar algo que foi bem feito, bem-sucedido.
Surgiu, inicialmente, como uma maneira de elogiar alguém pela sua postura/comportamento. Mas, atualmente, também é usado com um segundo sentido, de crítica.
Neste caso, a lacração quer representar algo desnecessário ou, como dizem os internautas, "descansa, militante!". Cuidado com a lacração para não virar um clássico meme!
3. Stalkear
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Stalkear tem origem do inglês, inclusive não muito interessante. No idioma do Tio Sam, stalker é um perseguidor, uma pessoa que segue a rotina de outro de maneira obsessiva. Na internet, ela ganhou outros contornos, que podem ser, ou não, positivos.
Em geral, stalkear alguém é fuçar suas redes sociais. Uma espionagem do bem, feita quando se tem interesse em uma pessoa. A questão é encontrar a medida entre o interesse e a fixação, que pode desencadear um processo obsessivo perigoso.
4. Crush
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Lembra quando você era adolescente e tinha uma quedinha por um colega de classe ou vizinho de condomínio?
A turma mais jovem que já nasceu na era digital e não sofreu navegando no Internet Explorer, criou um termo para isso: crush. É uma das gírias da internet mais famosas, que transpôs os limites das redes para chegar à cultura popular.
Hoje, é bem comum ouvir em programas de TV as pessoas comentando sobre os crushes de famosos, ou falando sobre os famosos em quem tem um crush. Aproveitando, conta aí, quem é seu crush?
5. SLC
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
SLC é uma maneira abreviada de dizer "Se é loco", que no português formal seria exatamente "você é louco". O objetivo de quem utiliza é expressar indignação ou surpresa.
É uma das gírias da internet que carrega origem controversa, já que não há consenso se ela surgiu na vida real, nos bairros e comunidades da periferia, ou se veio da internet para o vocabulário das pessoas.
- Leia Também: Como fazer figurinhas animadas no WhatsApp? Aprenda!
Seja como for, além de ser bastante usada – entre jovens – no WhatsApp, é muito comum ser vista no Twitter, transitando na sua timeline. Aliás, tem rede mais indignada que ela?
6. Shippar
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Sabe quando você vê duas pessoas que gosta e acredita que eles foram feitos um para o outro? Shippar é o ato de torcer para que eles fiquem juntos – ou fazer algo para que isso efetivamente ocorra.
A gíria tem origem na palavra inglesa "relantionship", que significa relacionamento. Era uma forma de torcer pela formação de casais em séries e filmes, mas caiu no gosto popular e é bastante usada no WhatsApp.
7. Hitar
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Você já hitou nas redes sociais ou nos grupos de WhatsApp? Não sabe o que o termo significa? Fique tranquilo, hitar é fazer sucesso.
A origem está na palavra inglesa "hit", mas adaptada ao contexto. A tradução literal seria golpear, bater, sendo que na realidade, estamos dizendo de "bater no topo", ou obter êxito.
Se você quiser usar a gíria, pode compartilhar esse texto em todas as redes sociais e no WhatsApp, depois dizer que ajudou o TecMundo a hitar. Que tal?
8. Spoiler
(Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Alerta de spoiler: você vai compartilhar nosso artigo sobre gírias da internet com todos os seus amigos e familiares. O termo, originado no verbo inglês "spoil", que significa estragar, ganhou popularidade nas séries e cinema.
Na realidade, a popularidade da gíria veio das pessoas pedindo que outros indivíduos não compartilhassem informações sobre episódios ou filmes que tivessem assistido.
No instante que essa gíria entrou no imaginário popular, ela passou a ser usada, também, em outro contexto. Nele, as pessoas estão antecipando algo ruim que irá acontecer.
Brasil, uma potência em gírias da internet
(Fonte: Pexels)Fonte: Pexels
Ainda que muitas das gírias da internet tenham origem no idioma inglês, o Brasil tem tido a possibilidade de contribuir com a linguagem digital através de muitos termos. Nesse sentido, somos padrão exportação!
A maior parte delas é criada em redes sociais, especialmente no Twitter, e posteriormente espalhada por toda a internet, inclusive no WhatsApp, muito útil em conferir popularidade a elas.
Se tivermos esquecido de mencionar algumas gírias da internet por aqui, conte para nós. E não se esqueça de compartilhar esse artigo com os amigos, especialmente para aqueles que não conhecem a origem delas.
Fontes
Categorias