Uma das plataformas de streaming mais populares do mundo está de aniversário: a Netflix completou 25 anos no dia 29 de setembro. Para comemorar, a empresa lançou um vídeo especial e a promessa de outras surpresas.
Como o Deadline comenta, a Netflix pode ter uma gama de fortes concorrentes atualmente, mas foi uma das primeiras a transformar os negócios de mídia e entretenimento. Por um bom tempo (mais de uma década), ela teve o mercado só para si e mudou completamente o modo como consumimos séries, filmes e outros conteúdos no dia a dia.
Como surgiu a Netflix?
Os fundadores da Netflix são Reed Hastings e Marc Randolph. As lendas contam que Hastings recebeu uma multa de US$ 40 por atraso na devolução do filme Apollo 13 na Blockbuster e se perguntou: "E se não houvesse multas por atraso?". No entanto, a história real envolve muitas "chuvas de ideias" para uma startup, até chegar em um projeto relacionado a aluguel de filmes em disco.
O primeiro escritório da Netflix era uma antiga agência bancária em um parque de escritórios em Scotts Valley. Com um investimento inicial de US$ 1,9 milhão fornecido por Hastings, Randolph e um grupo de investidores-anjo, a empresa contratou uma dúzia de pessoas. Nos primeiros seis meses, o foco era construir um site de comércio eletrônico simples para facilitar a venda e aluguel dos DVDs.
Altos e baixos da Netflix
A Netflix vendia bem, mas os custos eram altos. Inclusive, ela quase foi vendida para a Amazon em certo ponto. Quando chegou a um "plano" inicial, os clientes pagavam uma mensalidade e recebiam três filmes por vez em envelopes vermelhos. O serviço de assinatura oferecia também um teste gratuito, concedido ao convidar um amigo, através de um código, para a plataforma. O serviço introduzido em 1999, juntamente com seu mecanismo de recomendação e a comunidade criada por seu site, atraíram 200.000 assinantes.
Site Netflix em 1999. (Computer History Museum)Fonte: Computer History Museum | Showmetech
À medida que crescia, Hastings recrutou executivos-chave, incluindo Ted Sarandos, que no futuro se tornaria chefe de conteúdo da Netflix e co-CEO. O serviço de streaming foi introduzido na Netflix em 2007, mas o lançamento no Brasil só ocorreu em 2011.
Atualmente, a plataforma é o maior serviço de streaming do mundo e conta com mais de 200 milhões de assinantes. No entanto, a companhia passa por um momento de crise e perdeu usuários pela primeira vez neste ano.
Para tentar dar a volta por cima, a companhia planeja lançar ainda em 2022 um plano com anúncios, que contará com um preço mais baixo que as ofertas atuais.
Fontes
Categorias