Os vídeos baixados do YouTube Shorts vão ganhar marcas d’água, como forma de reforçar a origem dos conteúdos na plataforma. A novidade, semelhante à prática já adotada pelo TikTok, foi anunciada na quarta-feira (17).
De acordo com uma gerente de comunidade, moderadora da página de suporte do YouTube, a sinalização estará presente nos vídeos baixados pelos criadores no YouTube Studio. Ela afirma que o recurso ajudará na identificação da origem do vídeo, quando a gravação for compartilhada em outros serviços concorrentes.
“Adicionamos uma marca d'água aos vídeos curtos que você baixa para que seus espectadores vejam que o conteúdo que você está compartilhando nas plataformas pode ser encontrado no YouTube Shorts”, explicou a profissional. Porém, a representante da big tech não deu mais detalhes sobre como será feita a sinalização.
No momento, a marca d'água ainda não está disponível nos vídeos do YouTube Shorts.Fonte: YouTube/Divulgação
No TikTok, os vídeos compartilhados são acompanhados de uma marca d’água animada, geralmente trazendo o nome do perfil do usuário que criou aquele conteúdo. Além de facilitar a busca pelo dono do vídeo, o recurso acaba funcionando como uma proteção contra plágios.
Primeiro no desktop
A marca d’água nos vídeos do YouTube Shorts vai chegar primeiro para quem usa o YouTube Studio no computador, de acordo com as informações divulgadas pela porta-voz da plataforma. Posteriormente, a funcionalidade será lançada nos apps para Android e iOS.
Já em relação à data que a ferramenta estará disponível para o público, a empresa não deu maiores detalhes, se limitando a informar que o recurso “será lançado nas próximas semanas”.
Contando atualmente com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, o app de vídeos curtos da Alphabet (dona do Google) tem investido em várias novidades. Nas últimas semanas, a plataforma liberou o corte de vídeos postados e a função de tela verde, entre outras adições.
Fontes