As imagens de um assalto, exibidas na terça-feira (2) pelo g1 Bahia, revelaram, além do crime, um gesto de inesperada gentileza: atendendo aos pedidos de uma funcionária, o assaltante decidiu devolver o celular dela. Embora apavorada com a situação, a mulher pede: “É iPhone moço, para que você quer? Por favor, meu celular, moço. Eu estou pagando, por favor".
A ação, ocorrida em uma pizzaria da cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi registrada pelas câmeras de segurança. As imagens mostram um homem chegando ao local em uma motocicleta, junto com um comparsa. De capacete, ele invade o estabelecimento com a arma em punho e, apontando para o rosto da atendente, anuncia o assalto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Assaltante é convencido a devolver o celular
Após o assaltante gritar e fazer ameaças à atendente da pizzaria, ela pede calma, entrega seu celular e todo o dinheiro do caixa. Quando ele já estava de saída, a mulher implora para que devolva o aparelho, argumentando que ele nem havia sido totalmente quitado. "Tá, vai, vai, vai", diz o ladrão, e devolve o aparelho. Ela agradece, e ele vai embora.
Uma situação bem desagradável, à qual infelizmente estamos expostos no dia a dia, o impacto do roubo ou o furto de celular pode ser minimizado com algumas ações rápidas:
- Apague de forma remota os dados do aparelho;
- Faça um boletim de ocorrência;
- Peça o bloqueio do celular à operadora, usando o IMEI;
- Comunique a ocorrência aos bancos que você tem no dispositivo;
- Troque todas as senhas que você usa.
Inquirida pela reportagem, a Polícia Civil baiana informou que o caso não havia sido registrado em delegacia.
Fontes
Categorias