A Google liberou a nova interface do Gmail, mas, por enquanto, ainda é possível desativá-la manualmente. O layout renovado faz parte da estratégia de integração dos serviços da plataforma ao Google Workspace, e organiza muitos elementos-chave, os tornando mais acessíveis.
Algumas das mudanças mais perceptíveis são o desaparecimento do Google Chat e Google Meets da região de navegação do Gmail. Na interface antiga, esses elementos ficavam posicionados abaixo das labels e diferente caixas de e-mail.
Interface organizada e menos poluída
Entre as listas de alterações estão:
- Mostrar/ocultar menu principal
- Menu principal
- Novo balão de notificação
- Painel recolhível
- Janela principal
- Indicador de status
- Painel lateral
- Mostrar/ocultar painel lateral
Novo layout reposiciona e agrupa elementos que poluíam a interface, como GChat e MeetFonte: Google
Uma das primeiras vantagens da nova interface é que ela permite alternar entre diversos produtos sem a necessidade de abrir novas abas ou janelas. Todos os itens estão integrados ao Gmail, de maneira similar à versão web do Microsoft Teams, consumindo menos recursos.
Reuniões do Google ficam integradas ao Gmail, não sendo mais necessário uma nova aba/janelaFonte: Tecmundo
Com isso, fica mais fácil navegar entre caixa de e-mails, reuniões, conversas, e aplicativos de produtividade, como Google Calendar ou Google Keep. Clicando no botão "+" ainda é possível fixar extensões de outros integradores como Trello ou Slack.
Barra lateral permite fixar extensões de produtividadeFonte: Tecmundo
Como voltar ao layout antigo do Gmail
Para quem ainda não está pronto para adotar a nova interface, ainda é possível reverter as alterações, mas vale lembrar que eventualmente elas serão padrão. Basta seguir passos simples:
No canto superior direito, clique em Configurações. Nas "Configurações rápidas", clique em Voltar à visualização original do Gmail:
É possível reverter layout no menu de Configurações RápidasFonte: Tecmundo
Após aceitar as modificações e atualizar a página do navegador, o Gmail volta para a interface antiga sem o novo menu ao lado direito. Todavia, apenas as implementações mais recentes são revertidas dessa forma.
Atualizações de deploys anteriores permanecem, mesmo após reverter layout nas configurações rápidas.Fonte: Tecmundo
Caso seu usuário já tenha recebido e aceitado outras atualizações em deploys anteriores, como o Status do Google Chat e Barra de Ferramentas, elas não podem mais ser revertidas.