O YouTube não tem sido discreto em relação ao seu medo do TikTok. A plataforma tem investido bastante nos Shorts, e agora finalmente liberou uma ferramenta que já vinha sendo pedida pelos criadores, facilitando a criação dos vídeos curtos a partir de conteúdo já disponível em seus canais.
Na última quinta-feira (28), o YouTube tornou possível para criadores pegarem um trecho de até 60 segundos de um vídeo já pronto de seus canais e transformá-lo num Short. Ironicamente, isso é algo que a plataforma já estava fazendo automaticamente com certos vídeos, mas não deixava criadores fazerem manualmente.
Com a mudança, além de aproveitar clipes que possam caber no formato dos Shorts, criadores também poderão editar e adicionar outros clipes a um mesmo trecho, se ele for menor que o tempo máximo de 60 segundos.
O fato dessa ferramenta chegar tão depois pode ser um indicativo de que o Google queria conteúdos originais para os Shorts, a princípio, mas que agora considera que vale mais a pena usar os curtas como destaques para vídeos prontos. Ou pode ser que a empresa só quer ajudar a aumentar o volume de pequenos vídeos postados diariamente, em sua luta para competir com o TikTok.
Fontes