Em uma ação inédita no Brasil, o Google vai facilitar a busca por pontos de distribuição de alimentos e cozinhas solidárias pelo país, destacando estes locais no app do Maps. A iniciativa, anunciada na terça-feira (14) e , acontece em parceria com a ONG Ação da Cidadania.
De acordo com a big tech, o objetivo é criar uma rede solidária para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. O usuário poderá encontrar os locais de distribuição gratuita de refeições mais próximos, que também funcionam como centros de arrecadação para doações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As instituições destacadas no buscador e na plataforma de mapas são verificadas pela ONG. Até o momento, mais de mil pontos capazes de atender a população mais necessitada foram cadastrados, em todo o território nacional.
O filtro "cozinhas solidárias" já está disponível no app do Maps.Fonte: Google/Divulgação
“Esperamos que o novo recurso faça a diferença conectando redes de alimentação solidária com quem quer doar alimento ou ajudar quem precisa de um prato de comida”, explicou Ivan Patriota, gerente de parcerias do Google Maps para a América Latina. Ele ressaltou que essa é apenas uma parte de um trabalho maior para ajudar a população vulnerável.
Como encontrar as cozinhas solidárias
Inicialmente, os locais de distribuição de refeições e alimentos participantes da ação podem ser encontrados em um filtro temporário no menu principal do app do Google Maps. Outra opção é digitar, na caixa de pesquisa, termos como “cozinha solidária”, “cozinha solidária perto de mim” ou “banco de alimentos”.
É possível visualizar, nos resultados da busca, os nomes das instituições, a localização no mapa, endereços e telefones, além de traçar as melhoras rotas para chegar até elas.
As instituições interessadas em participar da iniciativa devem se cadastrar no site da Ação da Cidadania. O projeto é destinado a cozinhas solidárias, bancos de alimentos e despensas coordenadas por entidades/lideranças da sociedade civil e organizações sem fins lucrativos.
Categorias