A empresa responsável pelo ProtonMail anunciou nesta quarta-feira (25) uma grande reestruturação do serviço focado em privacidade. As mudanças incluem novo nome, logos e visual renovados, bem como melhorias nos planos disponibilizados, inclusive na versão gratuita da plataforma.
O serviço de e-mail criptografado de ponta a ponta passa a se chamar apenas “Proton” e vai oferecer a possibilidade de reunir, em um mesmo pacote pago, todas as ferramentas comercializadas. Anteriormente, o usuário precisava assinar separadamente alguns dos produtos, como a rede virtual privada (VPN) e o armazenamento na nuvem.
Quem já é assinante terá acesso a melhorias como maior armazenamento no Proton Drive, mais conexões VPN, endereços de e-mail adicionais e muito mais. Dois novos planos também foram lançados, entre os quais o “Ilimitado”, que custa € 9,99 mensais (R$ 51 pela cotação do dia) no pacote anual e contempla todos os serviços, com 500 GB de espaço para guardar arquivos.
Agora, todos os serviços da Proton estão reunidos no mesmo site.Fonte: Proton/Divulgação
Um novo site para o ProtonMail também está disponível, Proton.me, reunindo todos os serviços comercializados pela companhia. Os antigos usuários continuarão utilizando os e-mails @protonmail.com, mas poderão modificá-los para um endereço @proton.me, caso queiram.
Aprimoramentos na versão gratuita
O ProtonMail grátis também ganhou alguns aprimoramentos, como na capacidade de armazenamento, passando dos atuais 500 MB para 1 GB. No entanto, esta versão ainda tem restrições, como o limite de envio de 150 e-mails por dia e o uso de até três pastas e três marcadores.
Serviços como Proton Calendar, Proton VPN e Proton Drive são oferecidos na modalidade free, mas igualmente com limitações. Na rede virtual privada, por exemplo, há apenas uma conexão por usuário e a cobertura para acesso a serviços de streaming internacionais não está disponível como no modelo pago.
Por fim, a Proton também está implementando uma reformulação visual, com novos logotipos, cores e design moderno para a versão web e nos apps para desktop e dispositivos móveis.