A VPN nativa do Microsoft Edge já está disponível para algumas contas inscritas no programa Insider do navegador. Usuários da versão Canary, menos estável, mas com atualizações frequentes e exclusivas, já podem testar a ferramenta com algumas limitações.
Buscando tornar navegação e dados dos usuários cada vez mais seguros, a Microsoft continua investindo no Edge e a última adição é uma VPN integrada. A ferramenta não é novidade e já aparece em outros navegadores populares, como o Opera e o Brave.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segurança extra, mas bem limitada
A funcionalidade já havia sido comentada, e a confirmação veio na última quinta-feira (12) no site oficial do programa Microsoft Edge Insider. A VPN em parceria com a Cloudflare tem limite de tráfego de 1 GB e a própria MS sugere o uso apenas em sites em que uma camada extra de segurança é recomendada.
Prévia da VPN integrada do MS Edge tem limite de tráfego de apenas 1 GB.Fonte: Neowin
A limitação, até onde se sabe, é para testar como a nova feature do Edge irá se comportar e dar aos usuários um gostinho do que pode ser uma navegação mais segura. No entanto, não está claro se a Microsoft irá monetizar a ferramenta no futuro, seja de maneira isolada ou como parte da assinatura dos serviços Microsoft 365.
Opção Secure Network pode ser acessada no menu de configurações da versão Canary do MS Edge.Fonte: Neowin
Quem tiver interesse em participar dessa fase de testes pode baixar a versão Canary do navegador e sincronizar com sua conta Microsoft. Quando o usuário receber o deploy da VPN, que está sendo feito aos poucos, a opção Secure Network irá aparecer no menu "..." de configurações, no canto superior direito do Edge.