Recentemente, uma página de suporte ao usuário da Microsoft revelou que o Edge pode receber um recurso de VPN integrado em suas próximas atualizações. A novidade, conforme detalhado pelo site XDA Developers, deve se chamar "Rede Segura" em tradução livre para o português, oferecendo encriptação de dados e limitando o rastreio de dados através de tecnologias da Cloudflare — popular fornecedora de serviços de segurança online.
Embora tenha disponibilizado a referida página de suporte, a Microsoft ainda não lançou a novidade para nenhuma versão do Edge, impossibilitando a realização de testes. No entanto, como sugere a fonte, é possível inferir que o recurso será bastante similar ao serviço "1.1.1.1", também da Cloudflare. Nesse contexto, a principal vantagem é a privacidade na navegação online, além da proteção de dados pessoais e a possibilidade de acessar conteúdos restritos em determinadas regiões.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Exigindo o acesso de uma conta da Microsoft, a novidade oferecerá até 1 GB de dados gratuitos mensalmente, com limites maiores sendo disponibilizados em planos pagos — assim como nos demais serviços de VPN. Tranquilizando os usuários mais preocupados com a privacidade, a Gigante de Redmond explicita que a Cloudflare não armazena nenhum dado que possa identificar os usuários e também deleta os dados ligados à navegação diariamente.
Novo recurso de VPN no Microsoft Edge. (Fonte: XDA Developers / Reprodução)Fonte: XDA Developers
Disponibilidade
Sem especificar uma data de lançamento, a Microsoft apenas afirma que a novidade estará disponível "em breve" para todos os usuários. Caso mantenha o padrão anterior, a "Rede Segura" deve chegar primeiro para as compilações Dev e Canary do Edge, logo estreando nas versões Beta e estável.
Fontes