Não há necessidade de enfatizar o quanto a privacidade do usuário tem sido cada vez mais levada a séria no mundo digital — e sim, com o Spotify, também existe essa preocupação. Isso porque, na configuração nativa do aplicativo, o usuário opta por permitir o compartilhamento de tudo o que tem ouvido no app: músicas, gêneros, artistas, playlists e podcasts. Essa permissão, na verdade, se trata da comercialização desses dados dos usuários entre o Spotify e outras empresas, conforme vamos entender melhor a seguir.
Quais dados são coletados
Naturalmente, existe a coleta de dados essenciais para que a plataforma possa atuar e cobrar o usuário, como endereço de e-mail, dados de cobrança e informações dos dispositivos que o usuário utiliza para ouvir na plataforma.
Entretanto, também há a coleta de dados relacionados ao seu comportamento no aplicativo, como a sua lista de histórico de reproduções, playlists visitadas, podcasts mais ouvidos, e por aí vai. Não há outra razão para que o Spotify colete esses dados que não seja para comercializá-los com outras empresas, uma vez que essas informações não serão necessárias para que o serviço possa ser realizado entre plataforma e assinante.
O que o Spotify pode fazer com esses dados
Segundo India McKinney, Diretora de Assuntos Federais da EFF (Electronic Frontier Foundation, ou Fundação de Fronteira Eletrônica, em tradução livre) nos EUA, um exemplo claro do que pode acontecer com dados comercializados é um usuário que ouça músicas seguidas sobre o término de um relacionamento e acabe recebendo anúncios relacionados a uma marca de chocolate. Ou então, um usuário que escute músicas que mencionem carros de forma consecutiva, receba anúncios relacionados a veículos em geral.
Como gerenciar os dados da sua conta do Spotify
Gerencie os dados da sua conta do Spotify nas configurações de privacidade da plataforma
A seguir, você pode conferir como fazer para gerenciar os dados da sua conta do Spotify, optando por desativar a coleta e comercialização dessas informações, caso assim prefira:
- Acesse a sua conta do Spotify através da versão Web;
- No menu da lateral esquerda da tela, entre em "Configurações de privacidade";
- Desça a tela e, no bloco de "Anúncios personalizados", desative a opção de "Processar meus dados pessoais para anúncios personalizados". Caso queira, desative também a opção de "Processar meus dados do Facebook", no bloco de "Dados do Facebook".
Fontes
Categorias