O YouTube está iniciando testes com um novo sistema de filtros para a plataforma de vídeos. O objetivo é reduzir drasticamente a quantidade de comentários de spam, incluindo fraudes e golpes.
A novidade foi encontrada e divulgada pelo youtuber de tecnologia Marques Brownlee, que foi um dos vários criadores de conteúdo que reclamou sobre o aumento desse tipo de comentário, postado de forma automatizada e em massa em vídeos populares.
O novo sistema é uma caixa que pode ser marcada pelo youtuber nas configurações do canal, pedindo o "Aumento de rigidez" em relação ao sistema de moderação. Essa opção por enquanto é experimental e só deve estar disponível para alguns grupos de usuários.
This “Increase strictness” content moderation tool is a new experiment from YouTube that’s been in the works for a bit. Hoping it can make a dent in this comment spam we’ve been seeing so much lately pic.twitter.com/KVkjVCOUKZ
— Marques Brownlee (@MKBHD) April 8, 2022
"Espero que que isso possa afetar de alguma forma esses comentários que temos visto muito ultimamente", afirma Brownlee. Por enquanto, ainda não houve tempo para que ele sentisse algum efeito da nova configuração.
Cada vez pior
Linus Sebastian, do canal de tecnologia Linus Tech Tips, também reclamou de ofertas possivelmente falsas envolvendo produtos de saúde ou jogos que "ficam piores a cada dia" e ultrapassam o atual sistema de moderação da plataforma — que, apesar de não parecer mais o suficiente, é massivo e utiliza tanto aprendizado de máquina para ficar cada vez melhor quanto revisão humana.
Em nota enviada ao site The Verge, o YouTube alega que está sempre adaptando o seu próprio sistema de moderação, que possui filtros mais poderosos em fase de constante desenvolvimento desde 2016.
Fontes