O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou na segunda-feira (4) a nova versão do chatbot desenvolvido em parceria com o WhatsApp. A ferramenta, lançada em 2020, foi atualizada para ajudar a esclarecer as principais dúvidas relacionadas às Eleições 2022.
De acordo com o órgão, o robô virtual batizado de “Tira-Dúvidas do TSE” agora permite uma maior interação. Com as mudanças feitas, a expectativa é de crescimento na quantidade de pessoas que utilizam a plataforma para pesquisar sobre fake news eleitorais e obter informações confiáveis.
Para Edson Fachin, presidente do TSE, a parceria com o mensageiro ajudará a garantir a legitimidade e a integridade do processo eleitoral deste ano. “Além de ser um importante avanço no enfrentamento da desinformação, a parceria com o WhatsApp facilitará o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral”, ressaltou o ministro.
Dúvidas sobre o título de eleitor podem ser tiradas com o assistente.Fonte: TSE/Divulgação
Uma das novidades do bot do TSE é que a tecnologia passará a enviar mensagens proativas para os usuários cadastrados, auxiliando-os a identificar notícias falsas sobre as eleições. O objetivo é reduzir o compartilhamento de desinformação na plataforma, que é uma das mais utilizadas para tal finalidade.
Temas abordados pelo chatbot do TSE
O Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp conta com 16 tópicos, abordando assuntos de grande importância para o eleitor. Como tirar ou regularizar o título, descobrir o local de votação e conferir as principais datas do calendário eleitoral de 2022 são alguns deles.
Um tópico dedicado exclusivamente a combater as fake news sobre o processo eleitoral brasileiro é outro destaque. Intitulado “Fato ou Boato”, ele oferece acesso a conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos como AFP, Agência Lupa, Boatos.org, E-Farsas, Estadão Verifica, UOL Confere e Fato ou Fake, entre outras.
O novo assistente virtual do TSE no mensageiro já está funcionando.Fonte: André Dias - TecMundo/Reprodução
A atualização do assistente virtual levou em conta as principais perguntas recebidas pela Justiça Eleitoral. E à medida que se aproximar a data da votação, novos temas e funcionalidades podem ser adicionados ao menu, segundo o TSE.
O lançamento da nova versão do bot faz parte da parceria do Tribunal com as principais plataformas digitais do país. A iniciativa incluiu pela primeira vez o app de vídeos Kwai, que ganhou um perfil oficial do órgão para divulgar conteúdos especiais a respeito do processo eleitoral.
Como usar o assistente virtual do TSE
Interagir com o assistente virtual do TSE no WhatsApp é muito fácil. Basta ter uma conta no mensageiro e adicionar o perfil oficial aos seus contatos, o que pode ser feito apontando a câmera do celular para o QR Code abaixo, usando a função de escanear código QR do app.
QR Code do perfil do TSE no WhatsApp.Fonte: TSE/Divulgação
Também é possível realizar o procedimento adicionando manualmente o telefone do Tribunal — +55 61-9637-1078 — na lista de contatos ou por meio do link wa.me/556196371078. Na sequência, envie uma mensagem para o assistente virtual e inicie o diálogo, digitando o número referente ao tópico desejado.
O TSE recomenda compartilhar o contato do chatbot com todos os familiares e amigos para reforçar o combate à desinformação durante as eleições.