O principal responsável pelo formato de imagens em movimento GIF, Stephen E. Wilhite, faleceu no último 14 de março. A morte foi confirmada pela família do programador, que teve complicações de saúde após uma infecção de covid-19.
A criação aconteceu em 1987, quando ele trabalhava para a provedora Compuserve. O Graphics Interchange Format foi desenvolvido para comprimir imagens, reduzindo o seu tamanho e permitindo que elas fossem carregadas mais rapidamente nas conexões ainda primitivas da época.
Quando a Compuserve foi comprada pela America On Line (AOL), uma década depois, Stephen continuou trabalhando na empresa e viu o seu formato virar um padrão no Netscape Navigator, um dos principais nomes em navegadores da época. Ao longo dos anos, ele virou o formato favorito para pequenas animações e recortes de vídeo em looping para sites e redes sociais.
Fenômeno global
Ao longo dos anos, os GIFs animados foram incorporados por padrão em plataformas como Tumblr e Twitter, além de gerarem serviços de incorporação e pesquisa como o Giphy, que foi adquirido posteriormente pelo Facebook.
Foi também Wilhite que revelou, em 2013, que o formato de animação tem como pronúncia "jif" — como um "g" mais suave, diferente do modo com que ele ficou mais conhecido. No mesmo ano, ele recebeu um Lifetime Achievement Award pelas "contribuições para a cultura da internet".
Whilite estava aposentado desde 2000, quando passou a se dedicar a atividades de lazer e descanso, além de ser constantemente chamado para conferências e eventos da área. Ele tinha 74 anos e deixa esposa, um filho e quatro enteados, além de netos e bisnetos.
Categorias