Nesta quinta-feira (17), o Spotify anunciou a chegada de novos recursos para as playlists colaborativas de sua plataforma. Com a novidade, os criadores terão maior controle sobre suas listas, além de maior privacidade. Os usuários agora poderão convidar parceiros específicos para selecionar suas músicas preferidas, eventualmente avaliando sua participação e, caso necessário, removendo seus privilégios para um projeto específico.
Anteriormente, relembrando, a plataforma já permitia abrir uma playlist para a criação colaborativa, porém, o acesso era garantido para qualquer usuário — um fator que poderia causar o desconforto de ter uma lista modificada por estranhos. Graças a atualização, o problema foi solucionado, possibilitando que os criadores enviem convites para recipientes seletos, a tornando privada, ou ainda permitam o acesso indiscriminado ao público.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como gerenciar playlists colaborativas no Spotify
Para começar, vá até à seção "Sua Biblioteca", toque em "Playlists" e selecione a lista que será convertida para a criação coletiva. Adiante, toque na opção "Adicionar Usuário" e convide os parceiros desejados através da plataforma ou de links externos nas redes sociais.
Tela de convite para playlists colaborativas no Spotify. (Fonte: Spotify / Reprodução)Fonte: Spotify
Gratuita, a novidade já está disponível para todos os usuários do Spotify. Caso ainda não tenha recebido os recursos, a plataforma recomenda atualizar e garantir a versão mais recente do aplicativo.