A plataforma de armazenamento de vídeos Vimeo fez algumas mudanças na sua política de cobranças, em especial para criadores de conteúdo que possuem planos no Patreon e sobem muitos materiais no serviço.
De acordo com o site The Verge, alguns usuários receberam um email do Vimeo a respeito de um reajuste na taxa anual que é paga ao site para garantir o espaço e funções adicionais. O problema? Em vários casos, os valores subiram exageradamente: em algumas situações, as cobranças anuais passaram de US$ 200 para US$ 3,5 mil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A usuária em questão tinha apenas uma semana para fazer o novo pagamento, baixar o consumo de banda nos servidores da empresa ou abandonar o site.
Por que o Vimeo mudou?
O motivo, segundo o Vimeo é uma alteração no modelo de negócios e um controle maior em relação aos criadores de conteúdo que mais consomem banda na plataforma. Vários usuários em situação parecida e que também possuem contas no Patreon receberam notificações parecidas.
Em vez de apenas contas pessoais, o serviço agora vai focar em clientes corporativos de grande porte, mais dispostos a pagar taxas altas caso utilizem tanta banda assim. A banda consumida no Vimeo envolve quantidade de visualizações, além de elementos como duração e resolução do clipe, ou o fato de ser uma transmissão ao vivo.
Já há alguns anos, o Vimeo se posiciona não exatamente como um concorrente do YouTube: apesar de ser um serviço de armazenamento de vídeos, ele foca em portfólios, divulgação de materiais artísticos e criadores independentes do ramo audiovisual.
O que diz a marca
Em resposta à reportagem original, o Vimeo alega que cerca de 70% das pessoas notificadas por excesso de consumo de banda fazem a mudança para um plano personalizado. Além disso, a empresa alega que o objetivo é "sempre garantir a melhor solução possível e trabalhar com os usuários para alcançar audiências em alta qualidade".
Fontes