Se você faz muitas compras pela internet, é provável que algumas de suas entregas tenham sido realizadas pela Loggi. Isto porque esta startup brasileira está dentre as empresas mais utilizadas no país para serviço de delivery, assim como o iFood e a Rappi. Ela é focada tanto nas entregas comerciais quanto particulares.
Para quem não sabe, a Loggi é um serviço de entrega que opera principalmente por meio de motoboys. A operação é toda feita via aplicativo: é por meio dele que a empresa faz a intermediação entre os clientes e os entregadores, prometendo valores acessíveis e agilidade no deslocamento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Muita gente tem dúvida sobre como acompanhar se a sua compra está a caminho. Neste texto, vamos mostrar um passo a passo de como fazer isso. Mas primeiro, um pouco da história da empresa, que se tornou uma empresa unicórnio (ou seja, foi avaliada em mais de 1 bilhão de dólares) em 2019 e que cresceu 390% apenas no ano de 2020.
- Aproveite os Cupons TecMundo para ter desconto nas suas compras
A história da Loggi
(Fonte: Loggi/ Divulgação)Fonte: Loggi/ Divulgação
A Loggi foi fundada em 2013 por Fabien Mendez, um francês criado na Espanha e que veio ao Brasil em 2010, para participar de um intercâmbio acadêmico na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Aqui, Mendez iniciou a carreira no mercado financeiro, mas seu objetivo era empreender.
Ele criou uma startup de transporte chamada GoJames, antes de que o Uber chegasse ao Brasil, mas a empresa não decolou. Em 2013, após observar o grande fluxo de motoboys no país e constatar que havia uma falha na organização de entregas, uniu-se a Arthur Debet e criou a Loggi. A empresa se diferenciou no mercado pelo seu caráter plural: ela destina seus serviços de deslocamento rápido não apenas a lojas ou fornecedores, mas a todos que precisam coletar alguma encomenda com agilidade.
Em fevereiro de 2021, a Loggi recebeu um grande aporte de R$ 1,15 bilhão, capitaneado por investidores como CapSurCapital, Softbank, Microsoft e GGV Capital. A empresa é situada em São Paulo, mas tem um escritório de tecnologia em Portugal e várias sedes espalhadas em cidades pelo Brasil.
Como a Loggi funciona?
(Fonte: Loggi/ Divulgação)Fonte: Loggi/ Divulgação
A empresa opera no setor de logística, ou seja, ela faz uma intermediação nas entregas de pessoas físicas ou jurídicas. A ação é toda virtual: dentro do aplicativo (disponível nos sistemas Android e iOS), o cliente solicita uma entrega e um entregador a aceita.
Após o aceite do pedido, a Loggi envia uma mensagem (por email ou via celular) com os dados da remessa. Todo o trâmite do transporte pode ser acompanhado no mesmo aplicativo - desde a coleta, o percurso percorrido até a entrega no destinatário.
O seu sistema funciona com inteligência artificial, o que faz com que a organização das coletas e distribuição das encomendas ocorra de modo automático. Só depois desta etapa que um pacote será atribuído aos motoboys, carros, vans ou transferências aéreas.
A meta da Loggi é fazer com que todas as entregas cheguem no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Em entrevista ao portal Startse, o CEO Fabien Mendez declarou que o objetivo da startup é "reinventar a logística com tecnologia". O empresário ainda destacou que 12% do PIB brasileiro está ligado ao custo logístico - por isso, um bom funcionamento deste setor é fundamental para que certos e-commerces possam ter chances de sucesso no país.
A Loggi conta com mais de 40 mil motoristas cadastrados e possui galpões espalhados em todo o país para acomodar as compras, o que traz agilidade ao serviço prestado e possibilita que a empresa atenda a negócios de vários portes. Ela atende mais de 540 municípios brasileiros e realiza cerca de 300 mil entregas todos os dias.
Como rastrear sua encomenda
(Fonte: Loggi/ Divulgação)Fonte: Loggi/ Divulgação
Solicitou a entrega de uma encomenda e quer rastrear onde ela está? Neste tutorial simples, explicamos como você pode fazer isso. Veja abaixo o passo a passo.
- Quando alguém envia uma encomenda via Loggi, um código de rastreamento é gerado. Por isso, o primeiro passo é coletar esse código;
- Abra o aplicativo da Loggi ou entre no site da empresa;
- Lá dentro, selecione "Acompanhar pedido";
- Dentro da caixa que irá aparecer, digite o código de rastreamento e clique em "Acompanhar pedido".
- Você será direcionado para uma tela onde será possível visualizar o status do pedido. Mas caso queira obter mais informações sobre a entrega, é preciso digitar o CPF ou CNPJ utilizados na hora da compra;
- Após essa etapa, a plataforma irá exibir um mapa, no qual é possível acompanhar o pedido dentro de sua rota de entrega;
- Caso a encomenda já tenha sido entregue, a página irá listar o horário da entrega e indicar quem recebeu o pacote.
Categorias