Se você está acostumado a salvar os seus arquivos na nuvem, é provável que já conheça – e talvez até utilize no seu dia a dia – o Google Drive. Essa solução de armazenamento é uma das plataformas mais populares no mundo para esse propósito e, por causa disso, é importante dominá-la muito bem.
Uma forma de fazer isso é conhecendo e utilizando as várias teclas de atalho que o programa oferece. Essa combinação de botões pode tornar o seu dia a dia no Google Drive mais prático. Assim, você conseguirá realizar as suas tarefas com muito mais facilidade e agilidade.
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A seguir, o TecMundo separou as principais teclas de atalho do Google Drive para você conhecer e utilizar a partir de hoje.
Teclas para seleção ou navegação de itens
Como o Google Drive funciona como um explorador de arquivos, assim como o Windows Explorer ou o Finder, algumas teclas de atalho para a seleção de itens são parecidas com aquelas que você talvez esteja acostumado. Entretanto, como a plataforma roda no navegador, algumas combinações podem ser diferentes.
- X – Marcar ou desmarcar a seleção de um item
- Setas direcionais ou teclas HJKL – Navegar pelos itens sem seleção
- Shift + setas direcionais – Estender a seleção para outros itens
- Shift + A – Selecionar todos os itens visíveis
- Shift + N – Desmarcar todas as seleções
- Ctrl (ou Command) + setas direcionais – Mover sem mudar a seleção
Teclas para ação de itens selecionados
As ações realizadas no Google Drive também são semelhantes a outros exploradores de arquivo. Porém, você vai perceber que algumas combinações – como o famoso Ctrl + C e Ctrl + V – não funcionam e precisam ser acessados através do menu ou pelo clique direito do mouse.
- Enter ou O – Abrir o item selecionado
- N – Renomear o item selecionado
- . (ponto) – Compartilhar o item selecionado
- Z – Mover o item selecionado para uma nova pasta
- S – Marcar ou remover a marcação de estrela dos itens selecionados
- Shift + Z – Adicionar itens selecionados para outra pasta
- Delete (no Windows) – Remover itens selecionados
- Fn + Delete (no Mac) – Remover itens selecionados
- Ctrl (ou Command) + Z – Desfazer a última ação
- Ctrl (ou Comando) + Shift + Z – Refazer a última ação desfeita
Criação de novos itens
O Google Drive também é conhecido como um substituto para o principal suíte de aplicativos para escritório. Existe um conjunto de telas para criar rapidamente cada tipo de documento dentro da plataforma:
- Shift + T – Documentos
- Shift + P – Apresentação
- Shift + S – Planilha
- Shift + D – Desenho
- Shift+ F – Pasta
- Shift + O – Formulário
Você também pode criar novos documentos rapidamente utilizando a barra de URL do navegador. Para fazer isso, basta digitar docs.new, sheets.new ou form.new na barra de endereço.
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Quais outros atalhos e truques do Google Drive você utiliza? Deixe suas dicas nos comentários!
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