A Netflix suspendeu todos os seus serviços na Rússia, a partir desse domingo (6), de acordo com a Variety, como resposta à invasão da Ucrânia pelas tropas comandadas por Vladimir Putin, iniciada no final de fevereiro. A gigante do streaming se junta a outras grandes corporações que aplicaram sanções ao país nos últimos dias.
Na semana passada, a plataforma já havia anunciado a paralisação de futuros projetos e aquisições no território russo. Tal medida afeta, inclusive, algumas produções originais que estavam em andamento, como uma série policial cuja filmagem precisou ser suspensa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outra decisão tomada pela companhia norte-americana foi a de não transmitir canais ao vivo gratuitos para os assinantes russos, obrigatoriedade que havia sido imposta pela agência reguladora Roskomnadzor, no início do ano. Como a empresa também não abriu escritório em Moscou, outra exigência do órgão, o serviço pode acabar encerrando completamente suas atividades no país.
A medida tomada pela Netflix é mais uma consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.Fonte: Shutterstock
Presente por lá desde 2016, a Netflix possui cerca de 1 milhão de assinantes na Rússia, conforme a publicação, quantidade considerada pequena diante dos 222 milhões de usuários pagos do serviço em todo o mundo. A operação local do streaming é feita em parceria com o National Media Group.
Empresas que seguiram o mesmo caminho
Além da Netflix, diversas outras grandes companhias cortaram laços com a Rússia recentemente. A Apple, por exemplo, suspendeu vendas e exportações de produtos, removeu apps de agências de notícias estatais do país da App Store e limitou o funcionamento da sua carteira digital para os usuários russos.
Microsoft, Dell, Samsung e Google, entre outras, tomaram medidas semelhantes às da Maçã, bloqueando temporariamente os negócios com o país comandado por Putin. Já o TikTok interrompeu novos uploads de vídeos feitos por usuários russos, bem como as transmissões ao vivo.
No setor de entretenimento, os grandes estúdios, entre os quais Disney, Paramount Pictures, Warner e Sony, afirmaram que não irão lançar seus novos filmes nos cinemas locais, por enquanto. Dessa forma, produções como The Batman e Sonic the Hedgehog 2 terão a estreia atrasada no país.