O recurso timelapse do Google Earth permite conhecer as transformações ocorridas no planeta nas últimas quatro décadas. A ferramenta compila 15 milhões de fotos de satélites que proporcionam uma viagem do tempo em imagens em 3D que revelam, por exemplo, a evolução da devastação na Amazônia e a expansão da costa de Dubai.
A tecnologia foi desenvolvida pelo CREATE Lab da Universidade Carnegie Mellon e permite criar e visualizar timelapses com zoom e navegação pelo mapa. O Google planeja continuar adicionando imagens ao projeto todos os anos, em colaboração a NASA, o programa Landsat do Serviço Geológico dos Estados Unidos e o programa Copernicus da União Europeia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como acessar o timelapse do Google Earth
O timelapse pode ser acessado pelo aplicativo do Google Earth celulares e tablets, tanto Android ou iOS, ou diretamente pelo navegador de web. O programa para computador, apesar de apresentar diversas opções exclusivas de usar as imagens de satélite em 3D, ainda não oferece a funcionalidade do vídeo produzido a partir do lapso do tempo.
Para acessar a ferramenta, antes de abrir o app, conecte-se a uma rede WiFi. Depois, basta selecionar o ícone viajante (semelhante ao timão de um barco) que fica localizado no menu lateral na web ou parte superior da tela dos dispositivos móveis. Então, o usuário deve selecionar a opção camadas e, por fim, timelapse.
Como explorar os recursos do timelapse do Google Earth
O mundo pode ser explorado de três maneiras diferentes com o timelapse do Google Earth. Além de pesquisar por qualquer local, usando a localização pelo GPS ou simplesmente digitando o nome do lugar, o usuário pode conferir histórias selecionadas ou realizar um tour por locais de destaque.
Histórias selecionadas
O Google selecionou alguns pontos do planeta que contam uma história particular que são apresentadas em cinco categorias diferentes. Para acessar a opção, basta deslizar para cima nos dispositivos móveis dentro da janela do timelapse ou, no computador, clicar em “Histórias” no menu direito.
- Mudanças nas florestas: as alterações na cobertura vegetal do planeta devido às atividades agropecuárias, queimadas ilegais são preocupantes, mas ainda existem processos de reflorestamento e preservação ambiental.
- Beleza frágil: as transformações em locais de natureza única, como praias, vulcões, dunas, florestas, lagos e rios podem ser lentas para serem percebidas pelos humanos, no entanto, são reveladas por imagens ao longo das décadas.
- Fontes de energia: a exploração dos recursos naturais modifica profundamente a superfície do planeta, tanto pela devastação das paisagens para atividades de extração de carvão e petróleo, quanto pela geração de energia renovável.
- Planeta em aquecimento: as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa são evidenciadas pelo derretimento das geleiras, redução de lagos, aumento de incêndios e de eventos severos que afetam principalmente populações costeiras.
- Expansão urbana: o crescimento das cidades de forma horizontal ou vertical é um dos principais fenômenos da humanidade nos últimos séculos e, muitas vezes, o desenvolvimento provoca desigualdades sociais.
Tour por locais de destaque
O recurso permite conhecer quase 200 pontos do planeta que tiveram mudanças significativas nas últimas décadas. Os locais de destaque podem ser acessados no menu à direita (computador) e estão separados por dez categorias diferentes:
- Agricultura
- Desmatamento
- Geleiras
- Infraestrutura
- Megacidades
- Mudanças incríveis
- Mineração
- Desastres naturais
- Crescimento Urbano
- Cursos d'água
Pesquisar um local
Além das opções sugeridas pelo Google Earth, o timelapse está disponível para qualquer lugar do mundo. Para acessar, basta digitar, no campo de pesquisa, o nome do local ou endereço do GPS que a ferramenta apresentará o histórico de imagens animadas das últimas quatro décadas.
Controlando o tempo da animação
(Fonte: Google Earth/Reprodução)Fonte: Google Earth/Reprodução
O Google Earth apresenta, de forma automática, as imagens históricas de satélite em uma velocidade única. Mas o usuário pode pausar o vídeo em um determinado ano para explorar melhor a fotografia. Para isso, basta clicar ou tocar na linha do tempo.
Compartilhando o timelapse
Quer enviar o timelapse de algum lugar em particular para alguém? Isso pode ser feito facilmente, e em qualquer momento, tocando no ícone de compartilhar nos dispositivos móveis ou clicando nos três pontinhos no canto superior direito e selecionado a opção de compartilhamento.
Fontes
Categorias