O Google anunciou nessa quinta-feira (10) o cronograma de encerramento das atividades do Currents, ou Atividades, como o serviço ficou conhecido no Brasil. Ele seria um sucessor do Google+, desligado em 2019.
Em 2023, o Currents começará a ser desativado em definitivo, mas já no primeiro trimestre deste ano algumas funções menos usadas serão desabilitadas — incluindo o envio de notificações para dispositivos móveis, o contador de seguidores nos perfis e a ferramenta de análise de desempenho de postagens.
A ideia é migrar todos os usuários para o Spaces, uma nova versão de bate-papo e compartilhamento de arquivos voltada para ambientes empresariais. Mais detalhes sobre o desligamento do Currents foram listados em uma página de suporte da Google para ajudar administradores que ainda mantêm equipes no projeto.
Quase desconhecido
O projeto de comunicação e organização corporativa foi apresentado em 2019 como uma espécie de sucessor reformulado para o Google+, a rede social da empresa que também foi descontinuada — e que, por sua vez, foi o projeto que sucedeu o Orkut.
Praticamente sem divulgação por parte da marca, ele fazia parte do pacote de serviços Google Workspace. Seja por redundância com outras plataformas ou falta de resultados, a companhia é conhecida por "matar" muitos produtos e projetos ao longo dos anos.
Fontes