A Google anunciou nesta semana a chegada de uma novidade bastante útil para quem utiliza o Google Drive a partir do plano de ferramentas e serviços Google Workspace.
Disponibilizada aos poucos para os clientes habilitados, a nova função é uma classificação por "etiquetas", que ajudam a filtrar e segmentar arquivos de acordo com tópicos propostos pelo próprio dono da conta.
Um exemplo de criação e uso das etiquetas.Fonte: Google Workspace Update
Desse modo, uma equipe corporativa pode separar documentos públicos de privados, concluídos dos em andamento e relacionados a um departamento de outro de forma automatizada e eficiente — diferente de apenas criar várias pastas para armazenamento, por exemplo.
Ao todo, é possível atribuir no máximo cinco classificações diferentes para cada arquivo e adicionar condições a cada item — como automaticamente bloquear o compartilhamento de links dos documentos classificados como sigilosos, por exemplo.
A configuração das etiquetas pelo administrador do sistema.Fonte: Google Workspace Update
Vale lembrar, entretanto, que o recurso só foi disponibilizado para os membros do plano Google Workspace. Quem utiliza os serviços mais básicos do ecossistema da empresa não terá direito aos filtros por etiquetas e não há previsão de que a função seja liberada para mais grupos de usuários.
Fontes
Categorias