A atualização do Google Translate que fornece traduções específicadas para cada gênero da palavra está finalmente chegando para os usuários do aplicativo no iOS. O Google anunciou este recurso para a versão web em 2018, e quatro anos depois ele está sendo implementado nos apps mobile.
Anteriormente, a depender do contexto, apenas uma tradução padrão era fornecida, traduzindo a expressão ou frase somente no masculino ou feminino. Agora, ao inserir termos em que o gênero não está especificado, duas formas são sugeridas. A palavra "doctor", por exemplo, que significa "médico" ou "médica" em inglês, não possui um gênero específico, mas ainda assim recebia apenas uma tradução.
A atualização deve chegar ao app para Android em breveFonte: Divulgação: Google
Explicação da Google
James Kuczmarski, gerente de produto do Google Tradutor, explicou que a ferramenta "aprende com centenas de milhões de exemplos de traduções presentes na web". Devido a isso, "ele forneceu apenas uma tradução para uma consulta, mesmo que a tradução pudesse ter uma forma feminina ou masculina".
"Então, quando o modelo produziu uma tradução, inadvertidamente replicou preconceitos de gênero que já existiam. Por exemplo: seria masculino para palavras como 'forte' ou 'médico' e feminino para outras palavras, como 'enfermeira' ou 'linda'", comentou Kuczmarski.
O Google já havia anunciado em 2018 o interesse de levar a atualização para os aplicativos móveis. Com a chegada da novidade ao iOS, é bem possível que os usuários do Android também tenham acesso em breve.
Fontes
Categorias