O Google anunciou uma nova política no serviço de armazenamento Google Drive que pode até mesmo bloquear o compartilhamento e o acesso público a arquivos que estejam guardados na plataforma.
A punição será aplicada caso os arquivos em questão sejam configurados como nocivos ou se violarem regras da empresa, incluindo os Termos de Serviço e as políticas do programa.
A restrição envolve a colocação de um ícone em forma de "bandeira" ao lado do arquivo, com o responsável pelo armazenamento recebendo um email de aviso. Caso você discorde da decisão da empresa, é possível pedir a análise de uma violação nas configurações do arquivo de forma minuciosa.
Um exemplo de arquivo bloqueado.Fonte: Google Workspace Updates
Por enquanto, a empresa não especificou quais serão os principais motivos para a limitação, mas spam e malwares parecem os grandes alvos da operação.
O que diz o Google
Segundo o site TechRadar, a punição pode ser mais grave do que apenas restringir o acesso ao documento, podendo fazer até mesmo com que a conta seja limitada e o arquivo seja removido sem a chance de o dono poder fazer o download.
"O Google Drive está constantemente trabalhando em proteger a segurança e a proteção dos usuários e da sociedade, ao mesmo tempo em que sempre respeita a privacidade. Assim como o Gmail já mantém usuários salvos há um tempo de ataques de phishing e malware, trazer essas mesmas proteções ao Google Drive é crítico ao garantir que o Drive continua o mais seguro possível a todos os usuários", diz o comunicado.
Categorias