A empresa norte-americana Nike, considerada a marca de roupas mais valiosa do mundo, anunciou na segunda-feira (13) a compra da RTFKT, uma empresa formada por três amigos no início da pandemia da covid-19 “para criar tênis e artefatos digitais únicos”. Para a maior patrocinadora de nomes do esporte, no entanto, trata-se da aquisição de uma marca líder com o objetivo de "fornecer colecionáveis de próxima geração que mesclam cultura e jogos".
Além da fabricação de tênis digitais, a RTFKT, que se autodefine como “nascida no metaverso”, utiliza “o que há de mais moderno” em motores de jogo, tokens não fungíveis (NFTs), autenticação blockchain e realidade aumentada. Os produtos da empresa são vendidos em ethereum, uma criptomoeda baseada no princípio da descentralização (independência dos sistemas financeiros oficiais).
Fonte: Nike/Reprodução.Fonte: Nike
O que a Nike pretende com a compra da RTFKT?
O grande objetivo da Nike, ao adquirir a empresa de tênis virtuais, foi ingressar de vez no metaverso, em um salto para conectar seus cobiçados tênis físicos às suas versões digitais. Por sinal, um dos principais produtos da RTFKT — a coleção de NFTs CryptoPunks —, elaborada em parceria com o artista FEWOCiOUS, vendeu em um leilão no início do ano mais de 600 pares de tênis, por cerca de US$ 3,1 milhões (R$ 17,8 milhões em conversão direta).
Em nota à imprensa, o CEO da Nike Inc., John Donahoe, afirmou que a aquisição da equipe de criadores “é mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e nos permite servir atletas e criadores na interseção entre esporte, criatividade, jogos e cultura". Na verdade, a fabricante norte-americana já estudava a tecnologia blockchain desde 2019, quando patenteou alguns tênis tokenizados. O valor da compra da RTFKT não foi divulgado.