Na última semana, o Spotify divulgou a lista de músicas e artistas mais ouvidos de 2021 e a artista Doja Cat conquistou um lugar entre os álbuns mais ouvidos globalmente. Na última sexta-feira (3), a organização Girls Who Code revelou uma parceria com a popular cantora para ensinar programação por meio de um vídeo musical.
A organização sem fins lucrativos tem o objetivo de popularizar áreas da ciência da computação entre mulheres e a nova experiência interativa vai permitir que as estudantes aprendam conceitos de programação em um clipe — basicamente, será possível usar códigos de programação no vídeo.
Ouvindo, assistindo e programando
É possível usar três tipos de linguagem de programação, identificadas por estrelas coloridas: CSS (amarela), Javascript (azul) e Python (rosa). Para começar a experiência, basta clicar no video e fazer algumas decisões em momentos específicos.
“Grande notícia acabamos de fazer o primeiro videoclipe codificável com a Doja Cat. Você pode controlar a história usando o código”, foi publicado em mensagem no perfil da Girls Who Code no Twitter.
Após começar a reprodução, o vídeo será pausado nos momentos específicos para a inserção dos códigos em diferentes programações. Em um momento, por exemplo, é possível alterar a cor do céu com a linguagem Javascript— porém, é bom esclarecer que não se trata de um curso de programação e, sim, de uma experiência básica e divertida.
No final, a organização oferece a opção de compartilhar imagens dos momentos que foram codificados. A experiência está disponível em um site exclusivo da parceria.
Categorias