No Dia do Emoji, em julho, o Twitter divulgou quais são os emojis e outros símbolos mais usados pelos brasileiros na rede social. Dessa vez, o Unicode Consortium revelou um estudo que apresenta uma lista com as "carinhas" mais usadas durante o ano de 2021.
A pesquisa revelou que a opção mais usada ao redor do mundo foi o emoji de lágrimas de alegria e, em segundo lugar, ficou a figurinha de coração vermelho — desde o último estudo, anunciado em 2019, 9 entre os 10 mais usados continuaram na lista deste ano.
Os 10 emojis mais usados ao redor do mundo
"Lágrimas de felicidade é responsável por mais de 5% de todo o uso de emojis (o único outro personagem que chega perto é coração vermelho e há um penhasco íngreme depois disso)", foi publicado em comunicado oficial do Unicode Consortium.
O emoji de vacina, eleito símbolo oficial de 2021 no Emoji Awards,Fonte: Unicode
A organização também separou os emojis mais escolhidos por categoria e descobriu que 100 das "carinhas" mais usadas representam 82% do total compartilhados durante 2021 — um número baixo comparado ao total disponível atualmente, já que existem 3.663 tipos, segundo o consórcio.
É interessante que a figurinha de lágrimas de felicidade também foi a mais usada em mensagens no Twitter em 2020, mas caiu para o segundo lugar na rodada desse ano. Outros que não eram tão apreciados começaram a aparecer mais, como o micróbio, que saiu da posição 1086º em 2019 para 477º neste ano — provavelmente, por conta da pandemia.
Confira a lista dos 10 emojis mais usados em 2021:
- Rosto com lágrimas de alegria;
- Coração vermelho;
- Rosto rolando de tanto rir;
- Mão de curtir;
- Rosto chorando;
- Mãos unidas/oração;
- Rosto beijo de corações;
- Rosto sorridente com corações;
- Rosto sorridente "com olhos sorridentes";
- Rosto sorridente
"Isso mostra quantas pessoas usam emojis. Se o emoji fosse uma coisa puramente da Geração Z, você não o veria tão bem classificado. Por causa do grande número de pessoas que usam emoji, mesmo que um grupo pense que algo é ruim, eles têm que ser um grupo muito grande para afetar essas estatísticas", disse um dos pesquisadores de emoji do Google, Alexander Robertson.
Fontes