A Google apresentou na última quarta-feira (17) mais recursos para a plataforma de videoconferências Google Meet. E as novidades têm possuem uma pitada de "metaverso".
A principal adição é uma seleção de "planos de fundo imersivos", que aumentam a privacidade do usuário ao esconder o cenário real enquadrado pela câmera e trocá-lo por um plano de fundo bem mais complexo e até realista do que as imagens tradicionais.
Os novos planos de fundo simulam um apartamento de luxo ou um café, inclusive com personalizações que vão do período do dia a mudanças meteorológicas, como a presença de neve.
Alguns exemplos dos novos fundos.Fonte: Google Workspace Updates
Os efeitos de iluminação em tempo real e ajuste a movimentos sutis da cabeça do usuário são mais avançados do que o uso de uma foto estática.
Além disso, o Google Meet agora tem novos efeitos de personalização em luz e filtros de cor. Todas essas novidades por enquanto foram liberadas apenas para a versão da plataforma para navegadores no PC.
Os novos efeitos e filtros.Fonte: Google Workspace Updates
A configuração pode ser feita antes ou durante a chamada.
Disponibilidade
O lançamento do recurso começou ontem (17) e pode levar duas semanas até que todas as regiões recebam a novidade.
Entretanto, ela só está disponível para clientes Google Workspace, G Suite Basic ou G Suite Business. Ao menos por enquanto, pessoas que utilizam as contas pessoais da Google não terão acesso aos novos fundos e efeitos.
Fontes