O Google Arts & Culture estreou na quinta-feira (11) uma mostra virtual inédita que homenageia a cidade de Brasília, fundada na década de 1960 para se tornar a capital do Brasil. A coleção proporciona um passeio imersivo pelo passado e o presente do município projetado e desenvolvido pelos arquitetos e urbanistas Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Intitulada “Brasília: Um sonho construído”, a exposição online conta com tours virtuais em 360º pelos principais museus da capital, possibilita visualizar cerca de 4 mil imagens históricas e reúne detalhes sobre 200 obras de arte digitalizadas. Recursos educativos para pais e professores também estão disponíveis na plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os internautas podem explorar a mostra a partir de três capítulos: História, Arquitetura e Cultura. Um dos destaques é a coleção dedicada ao trabalho de Niemeyer, na qual temos uma versão em 3D da Catedral Metropolitana de Brasília com visitação em realidade aumentada.
A ferramenta te leva para dentro dos museus e outros locais históricos de Brasília.Fonte: Google Arts & Culture/Reprodução
Imagens aéreas de parques, jardins, paisagens e prédios icônicos da cidade também estão disponíveis, além de registros históricos do Arquivo Público do Distrito Federal. Alguns dos outros lugares para visitação virtual são o Museu Nacional, as bibliotecas Nacional e Pública, o Memorial dos Povos Indígena, as obras da Câmara dos Deputados, o Complexo Cultural de Samambaia e o Museu de Valores.
Visitas pelo site e app
Primeira cidade da América Latina a ter uma exposição no Google Arts & Culture, Brasília segue os passos de outras cidades reconhecidas pela riqueza cultural. Pittsburgh e Milwaukee (Estados Unidos), Lagos (Nigéria) e Parma (Itália) são algumas das outras localidades já homenageadas pela plataforma.
A exposição online “Brasília: Um sonho construído” está disponível neste link, podendo ser visualizada por meio de qualquer navegador. O projeto também é encontrado no app do Google Arts & Culture, que tem versão gratuita para Android e iOS.
Fontes