O cantor Justin Bibier anunciou que fará um show virtual e interativo em 18 de novembro na plataforma Wave, da qual é sócio. Esse tipo de evento parece ser uma evolução no entretenimento na qual grandes artistas do meio musical recriam suas apresentações usando a tecnologia, em um movimento que começou com os videoclipes e passou pelos álbuns visuais.
O uso das realidades virtual (RV) e aumentada (RA) possibilita aos artistas superar os limites da segurança ou da física e foi impulsionado pela pandemia. Como a música costuma ser uma experiência profundamente social, os eventos virtuais também se tornaram perfeitos para empresas que buscam apresentar o metaverso para novos usuários.
Dessa forma, os shows virtuais têm se mostrado uma prática crescente em quase todas as plataformas de eventos. O Open Pit, por exemplo, realiza apresentações musicais no Minecraft. Enquanto isso, a banda Twenty One Pilots deu início à sua última turnê no Roblox.
Até agora, os eventos desse tipo mais conhecidos aconteceram dentro da plataforma do game Fortnite. Mais de 12 milhões de jogadores compareceram a um show virtual de Travis Scott, e outros milhões participaram do Fortnite "Rift Tour" virtual de Ariana Grande em agosto.
O que é metaverso?
Conceito de metaverso ganhou mais atenção recentemente, mas existe desde o século passado. (Fonte: Led Gapline/Shutterstock/Reprodução)Fonte: Led Gapline/Shutterstock/Reprodução
Quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome do Facebook para Meta, provou uma nova onda de interesse no metaverso. Apesar disso, muitas plataformas já fazem uso da ferramenta e o conceito em si é muito anterior a várias das tecnologias que poderiam realmente tornar isso viável.
O sufixo “meta” significa atrás ou além, mais abrangente e até transformador (como metamorfose). A segunda metade da palavra, “verso”, deriva de "universo" e descreve uma esfera ou área específica.
A palavra foi cunhada no romance distópico de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson, publicado em 1992. No livro, o metaverso é a soma da RV e da RA concentradas em uma "rua" superlonga pela qual as pessoas caminham como avatares e podem acessar usando óculos e plugando em terminais.
A versão de Zuckerberg envolve o uso de óculos inteligentes que oferecem uma realidade aumentada, ao mesmo tempo que registra tudo que a pessoa vê e ouve. O metaverso deverá ser acessível por meio de telefones, computadores, tecnologia vestível e fones de ouvido, podendo ser usado no trabalho, nas compras, para fazer exercício, em games etc.
O que é o Wave?
Parceria busca promover novas formas de financiamento e participação em shows musicais. (Fonte: WMP/Reprodução)Fonte: WMP/Reprodução
O Wave é uma das principais empresas de entretenimento virtual que estão desenvolvendo novas maneiras de compartilhar experiências musicais a qualquer distância. A companhia foi fundada em 2016 pelos dois veteranos da música e da tecnologia, mas ganhou novo impulso com a pandemia do coronavírus, começando a promover shows regulares e gratuitos a partir do ano passado.
Em 2021, o Wave fechou uma parceria de conteúdo e investimento com o Warner Music Group (WMG). O acordo traz artistas e recursos de uma das três maiores empresas musicais do mundo para a startup, enquanto dá ao WMG uma participação minoritária no Wave.
Como se inscrever no Wave
Show virtual de Justin Bibier durará 45 minutos, além de 15 minutos de experiência antes da apresentação. (Fonte: Wave/Reprodução)Fonte: Wave/Reprodução
O procedimento para ter uma conta no Wave é supersimples e rápido. Basta seguir os passos abaixo:
1. Acesse a plataforma wave.watch.
2. Clique em “Sign Up”.
3. Digite seu e-mail e clique em "Avançar".
4. Confirme seu e-mail, escolha uma senha e um nome de usuário.
5. Pronto! Sua conta está criada e basta fazer o login no dia do show para participar da experiência virtual.
Como funciona o show virtual?
A chave para a experiência no metaverso é a combinação da captura total de movimento, transmissão ao vivo e interação com o fã. Em um show convencional, o momento de interação entre uma música e a outra pode tornar cada evento especial, diferenciado da dúzia ou mais de setlists idênticas que o artista seguiu em outras cidades em sua turnê.
A plataforma Wave também permite que os fãs interajam com os avatares de seus artistas favoritos, enviando perguntas e recebendo respostas ao vivo, votando em mudanças de cenário virtual e até se vendo nos shows. Os fãs ainda podem influenciar o evento, oferecendo presentes virtuais que os artistas podem incorporar em seus sets para criar uma experiência colaborativa.
O avatar do performer pode dançar e se mover pelo palco virtual, cercado por cenários fantásticos impossíveis de serem criados até mesmo para os mais sofisticados equipamentos de projeção de luz.
A interação acontece por meio do navegador da web atualizado em um computador, smartphone ou tablet. Por enquanto, fones de ouvido RV e consoles de jogos não funcionam durante o show virtual transmitido pelo Wave. Portanto, a experiência ainda tem muito a evoluir para alcançar a utopia de metaverso descrita por Stephenson e defendida por Zuckerberg.
Fontes