Após alguns testes realizados no início do ano, o YouTube estreou nesta segunda-feira (25) um novo recurso, a aba “Novidades para você”, que permitirá a descoberta de novos criadores e conteúdos que vão além dos vídeos tradicionalmente recomendados. A ideia, segundo uma postagem no blog do Google, é “manter as coisas frescas” e também dar uma forcinha aos criadores que desejam se conectar com novas audiências.
Parecido com a opção “Para você”, que é um enorme sucesso do TikTok, o “Novidades para você” do YouTube deverá seguir a mesma linha de personalizar as recomendações de vídeo para cada usuário. A opção tem sido um dos motivos da primazia da plataforma de vídeos curtos, que ultrapassou o YouTube em tempo médio gasto por usuário no app desde o mês de setembro, nos EUA e no Reino Unido.
O objetivo da nova funcionalidade do YouTube é ultrapassar o que hoje já é oferecido nas listagens “Explorar” que direciona o usuário a tópicos específicos, como: em alta, músicas, filmes, ao vivo, jogos, notícias, esportes e aprender. Embora essas opções reflitam interesses do usuário, certamente elas não oferecem conteúdos específicos.
Como acessar o recurso "Novidades para você"?
Fonte: Google/DivulgaçãoFonte: Google
Para acessar a opção "Novidades para você", basta selecionar o tópico na Barra de Recomendações do YouTube e tocá-lo. No celular, o recurso estará disponível ao atualizar a página inicial da plataforma de compartilhamento de vídeos. Quando estiver rolando pelo feed, você também encontrará o prompt "Novidades para você". Por se tratar de um recurso personalizado, é preciso estar conectado para vê-lo.
A proposta do YouTube, de "encontrar um equilíbrio entre as coisas que achamos que você pode estar interessado e as coisas que estão um pouco mais distantes do que você normalmente assiste", dependerá naturalmente da qualidade do algoritmo em conseguir vincular tendências e hábitos dos usuários. Se conseguir, será uma ferramenta muito interessante e capaz de competir com o "For You" do TikTok.
"Novidades para você" já está disponível na página inicial do YouTube em dispositivos móveis, computadores e Smart TVs.
Fontes