O YouTube detalhou novas políticas que entrarão em vigor no YouTube Kids, a plataforma de vídeos destinada para crianças e que tem conteúdos cuidadosamente selecionados.
A partir de novembro deste ano, a empresa vai passar a desmonetizar vídeos infantis que forem considerados "de baixa qualidade". As promessas foram feitas em agosto e fazem parte das mudanças do YouTube para criar um ambiente mais seguro, educativo e divertido para o público que ao mesmo tempo esteja dentro da lei.
Os vídeos que perderão a verba de anúncios automáticos da plataforma são aqueles que "encorajam atitudes ou comportamentos negativos" e fazem conteúdos considerados "comerciais demais" — ou seja, que apenas estão focados em vender um produto e não em divertir ou despertar a curiosidade do público.
Mudanças
Além do risco de desmonetização, vários dos vídeos considerados de baixa qualidade também serão menos recomendados em relação a outros clipes mais saudáveis e interessantes. Os detalhes sobre as novas diretrizes podem ser encontrados no blog da plataforma (em inglês).
Há dois anos, o Google recebeu uma multa pesada por más condutas de privacidade envolvendo o aplicativo e também já foi investigada pela alta quantidade de conteúdo publicitário disfarçado.
No aplicativo tradicional do YouTube, a empresa recentemente reforçou o combate contra conteúdos negacionistas de vacinas e de mudanças climáticas.
Fontes