A frequência de invasões hackers estão exigindo cada vez mais cuidado com dados pessoais na internet. Com senhas e e-mails vazados por diversas plataformas, somente trocar de senha não é um artifício suficiente para barrar logins não desejados. Dessa maneira, a autenticação de dois fatores é essencial para proteger sua vida na internet.
Após o ataque contra a Twitch, que teve o seu código-fonte e diversos dados de seus usuários vazados na internet, o TecMundo desenvolveu um tutorial para ajudar os usuários a se protegerem na plataforma através da autenticação de dois fatores, também conhecida como 2FA. Confira, de modo rápido e simples, como ativar o recurso através do aplicativo da Twitch para mobile.
Como ativar autenticação de dois fatores (2FA)
1. No aplicativo da Twitch, entre em “Conta” e selecione “Configurações de conta”.
No canto superior direito da tela, toque na imagem de perfil que te levará para a aba de “Conta”.
2. Na aba de “Configurações”, selecione “Segurança e privacidade”.
Passos 1 e 2. (Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
3. Na aba de segurança, selecione “Autenticação de dois fatores”.
4. Toque em “Habilitar 2FA”.
Passos 3 e 4. (Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
5. Preencha o seu número de celular na caixa disponível e selecione “Avançar”.
6. Confira o número que receberá o SMS e selecione “Confirmar”.
Passos 5 e 6. (Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
7. Insira o código enviado por SMS na caixa e selecione “Enviar”.
8. Com o código verificado e a 2FA habilitada, toque em “Confirmar”.
Passos 7 e 8. (Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Com a autenticação habilitada, na próxima vez que o usuário entrar em sua conta, será gerado um código exclusivo e enviado para o número cadastrado via SMS. A plataforma ainda indica o aplicativo Authy, que reduz os custos de mensagens de texto.
Vazamento de dados
Além do código-fonte da plataforma divulgado na internet, o vazamento da Twitch revelou informações delicadas, como valores e períodos de pagamentos milionários a streamers — que tiveram os valores confirmados por alguns dos profissionais.
A empresa, no entanto, se pronunciou tranquilizando que dados sigilosos dos usuários (como senhas e dados bancários) não foram comprometidos, e está investigando o que pode ter acarretado o evento.
Contudo, por questões de segurança, a Twitch resetou as chaves de transmissão de todos os streamers, exigindo que eles acessem a plataforma para obter uma nova chave de autorização. Os usuários foram avisados através de um e-mail enviado pela empresa, nesta quinta-feira (7) pela manhã.