Na última quinta-feira (30), a plataforma de ensino Google Arts & Culture anunciou o lançamento de um guia para educadores que ajuda a entender o uso dos recursos do serviço para facilitar o engajamento com alunos.
A iniciativa apresenta diferentes tipos de conteúdos, dicas de navegação e lições prontas para serem aproveitadas. A novidade foi montada em parceria com peritos de educação e design instrucional da empresa, tem como foco o ensino de crianças a partir dos 8 anos e complementa outras experiências da plataforma destinadas aos educadores; confira exemplos abaixo. Dito isso, a maioria das páginas do projeto estão em inglês, incluindo o guia divulgado, que pode ser acessado no link.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Excursões virtuais
Exemplo de foto do passeio na Grande Barreira de Coral AustralianaFonte: Reprodução/ Google Arts & Culture
O Google Arts & Culture oferece centenas de passeios digitais com imagens em 360°, vídeos e áudios para imersão. São várias atividades, desde uma caminhada na Lua até um mergulho na Grande Barreira de Coral Australiana.
Vale ressaltar também que é possível explorar museus brasileiros no serviço, como o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Histórico Nacional.
Planos de Ensino
Escritos por especialistas em educação, os planos de ensino facilitam a abordagem de certos assuntos com roteiros pré-definidos de aulas. Dez novos temas foram introduzidos recentemente, incluindo aspectos da cultura egípcia e a história da computação.
Interior do museu de Young; a visualização de locais pelo Street View também é oferecidaFonte: Reprodução/ Google Arts & Culture
Além disso, o novo recurso "Get Smart with Art", Fique Esperto com a Arte em tradução livre, foi lançado em parceria com o museu de Young, possibilitando o ensino sobre como apreciar arte — mesmo se o educador não tem experiência prévia no campo.
Experiências e atividades
Caso o professor queira mais interatividade nas lições, o projeto do Google oferece experiências lúdicas, como a composição de melodias através de uma inteligência artificial, e até quebra-cabeças colaborativos de pinturas famosas.
A primeira página de exibição do site é atualizada diariamente com novidades, que podem ser favoritadas para arquivamento e acesso rápido.
O serviço recomenda assuntos com base no histórico de usoFonte: Reprodução/ Google Arts & Culture
Por fim, é possível filtrar conteúdos por disciplinas pela página Learn about Arts & Culture e procurar assuntos específicos na barra de pesquisa no canto superior da interface
Fontes