A DataReportal, empresa que realiza estudos sobre a internet global, divulgou na última quarta-feira (21) um relatório que mostra que o mundo está avançando na cobertura de rede.
O relatório aponta que, no ano passado, mais de 200 milhões de pessoas ganharam acesso à internet, mesmo no meio da pandemia de coronavírus, e que a democratização do serviço segue aumentando.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A pesquisa, que mostra dados referentes ao segundo trimestre de 2021, revela que a Dinamarca aumentou sua cobertura de internet neste ano e agora divide o topo com os Emirados Árabes Unidos.
Ainda na comparação entre o final de 2020 e o segundo trimestre deste ano, a cobertura da rede melhorou em países como Romênia (de 80% para 85%), Turquia (de 77% para 80%) e Argentina (de 80% para 83%).
Líderes na cobertura de internet
Na lista dos 15 primeiros países cujas populações têm maior acesso à rede, nada menos que oito nações são europeias. O restante da lista é formado por cinco países da Ásia, um da Oceania e um da América do Norte.
Confira, a seguir, a lista dos principais países com cobertura da internet e suas variações (alguns países perderam cobertura) entre o ano passado e o segundo trimestre de 2021.
- Dinamarca: de 98,1% para 99%;
- Emirados Árabes Unidos: permaneceu em 99%;
- Coreia do Sul: de 97% para 98%;
- Reino Unido: de 96% para 97%;
- Suécia: de 98% para 97%;
- Suíça: permaneceu em 97%;
- Holanda: permaneceu em 96%;
- Arábia Saudita: permaneceu em 95,7%;
- Canadá: de 94% para 95%;
- Alemanha: de 94% para 95%;
- Japão: de 93% para 94%;
- Nova Zelândia: permaneceu em 94%;
- Hong Kong: de 92% para 93%;
- Espanha: de 91% para 93%;
- Bélgica: de 91% para 92%.
Brasil atrás na lista
No ranking dos países com a maior cobertura de internet, o Brasil é apenas o 33°. Segundo o relatório, o país saltou de 75% (no ano passado) e agora tem 77% de sua população com acesso à internet, número acima da média mundial que é de 60,9%.
Levando em consideração os nossos 211 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a porcentagem indica que cerca de 162 milhões de brasileiros conseguem se conectar à rede. Por outro lado, a estatística indica que o país ainda tem cerca de 49 milhões de cidadãos sem acesso à internet.
A cidade de Eunapolis, na Bahia, tem um projeto social que oferece computadores e internet à população
E, se for levada em consideração a América Latina, o Brasil não é o líder, já que está atrás da Argentina, que tem 83% de sua população conectada.
Fontes