O grupo Telefónica anunciou nesta sexta (16) que a estratégia adotada sobre a aquisição de equipamentos 5G deverá dar prioridade as empresas que foram responsáveis pela implementação do 4G de cada país onde operam. Os dados apresentados apontaram que mais de 50% das redes 4G da Vivo no Brasil são da Huawei.
Telefónica é uma empresa espanhola de telecomunicações que opera mundialmente e atua no Brasil sob a marca da Vivo. Seguindo a estratégia anunciada, a instalação do 5G seria feita pela Huawei, responsável por 65% da rede 4G da Vivo, e pela Ericsson, que constitui os 35% restantes.
A estratégia de manter os atuais fornecedores permitiria "a evolução contínua das capacidades das redes de acesso em rádio 5G para garantir a melhor experiência ao consumidor final e clientes corporativos", segundo o comunicado oficial do grupo espanhol.
A implementação da tecnologia 5G está em discussão no mundo inteiro e promete maior alcance e velocidade de conexão. (Fonte: Freepik)Fonte: Freepik
5G no Brasil
Até o momento, o Brasil defende que as operadoras tenham liberdade para escolher seus fornecedores de rede 5G, apesar da pressão do Governo Biden contra a utilização da Huawei. O leilão das frequências será realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tem valor total avaliado em até R$44 bilhões.
Fontes