O conceito de Internet das Coisas, em que diversos aparelhos se comunicam entre si, trocam dados e processam uma série de informações, já é uma realidade. Em um cenário típico em que essa tecnologia está bem aplicada, aparelhos tradicionalmente conhecidos por sua conectividade, como smartphones e computadores, conectam-se a geladeiras, aparelhos de som e outros eletrônicos por meio da internet.
Pensando nisso, será que sua conexão está preparada para suportar uma grande quantidade de dispositivos ligados ao roteador? Quando o gargalo é a internet, o caminho mais certeiro é contatar o provedor para resolver o problema, mas e se a questão envolver o equipamento de conexão com a rede?
É por isso que existem roteadores preparados para funcionar sob grande carga de trabalho. Esse é o caso do Huawei WiFi AX3, um dos novos equipamentos de rede da marca e que tem chamado atenção da indústria por conta de suas especificações técnicas avançadas, seu visual elegante e suas tecnologias embarcadas.
Internet ruim: um problema real
Cada vez mais aparelhos estão conectados ao roteador.Fonte: Huawei
Engana-se quem pensa que não seria necessário dar suporte às múltiplas conexões no roteador. Como hoje muitas pessoas estão trabalhando em casa, é normal que o número de aparelhos ligados à internet tenha aumentado, o que significa que esse é um problema real e que pode estar afetando a qualidade do sinal para lives, chamadas e videoconferências.
Imagine uma casa em que moram quatro pessoas e existem dois computadores, um tablet, uma smart TV e um video game moderno, além de cada uma ter o próprio smartphone. Só aí já são nove dispositivos, o que poderia facilmente aumentar em um cenário com mais pessoas ou mais aparelhos.
Se considerarmos os produtos preparados para a Internet das Coisas, poderia haver lâmpadas, eletrodomésticos e outros equipamentos que se conectam à rede. O potencial para “dar problema” é grande se o roteador não aguenta diversas conexões simultâneas.
Quantos dispositivos sem fio podem ser conectados ao roteador?
Roteadores domésticos geralmente consegue lidar com cerca de 15 conexões simultâneas.Fonte: Huawei
Em roteadores domésticos e convencionais, o máximo não chega a 15 conexões simultâneas. No geral, essa informação não é disponibilizada no manual de boa parte dos equipamentos; porém, é razoável pensar que existe um limite prático para a quantidade de aparelhos que se conectam à internet por meio da rede sem fio.
É provável que você já tenha tentado se conectar a uma rede pública (em hotel, escola ou aeroporto, por exemplo) e tenha enfrentado dificuldades. Ou a velocidade de transferência de dados é muito baixa ou a conexão com o roteador nem é estabelecida e o aparelho fica tentando se conectar diversas vezes (até cair novamente).
Mas o que fazer se for preciso conectar uma grande quantidade de dispositivos à internet? Com a popularidade crescente dos dispositivos móveis e pensando em um cenário em que a Internet das Coisas já é uma realidade, 15 aparelhos são uma quantidade baixa a ser suportada por um roteador.
Um dos problemas é a taxa de transmissão
Por mais que o roteador consiga suportar múltiplas conexões simultaneamente, isso não significa que a qualidade do sinal vai ser boa para todos os dispositivos. O exemplo da rede pública ainda é válido aqui: por mais que se esteja conectado, não quer dizer que a velocidade da internet será boa.
Isso acontece porque a taxa de transmissão pode estar sendo dividida entre todos os aparelhos conectados ao roteador. Equipamentos convencionais geralmente têm velocidade de 300 Mbps, o que é suficiente para poucos aparelhos conectados. Porém, se você já utiliza muitos dispositivos em casa, precisa de um modelo como o Huawei WiFi AX3, com taxa de transmissão que pode chegar a impressionantes 3.000 Mbps.
Esse roteador da Huawei realmente consegue oferecer uma conexão incrivelmente rápida. Graças a sua largura de banda de frequência de 160 MHz e 1024-AQM, a taxa de transmissão pode chegar a 574 Mbps na faixa de 2,4 GHz e a 2.402 Mbps na faixa de 5 GHz. Com esse nível de velocidade, você não terá problemas com atrasos e carregamentos demorados e experimentará uma fluidez sem precedentes na conexão.
Processamento do roteador Huawei WiFi AX3
Processamento também pode impactar a quantidade de aparelhos conectados ao roteador. (Fonte: reprodução/Huawei)Fonte: Huawei
Outra dificuldade encontrada por roteadores domésticos convencionais é o desempenho incapaz de lidar com as múltiplas conexões. Da mesma forma que em outras categorias de aparelhos, esses equipamentos de rede realizam uma série de processamentos e precisam disso para conseguir gerenciar as conexões.
O Huawei WiFi AX3 tem uma versão com quatro núcleos de processamento, capaz de suportar facilmente uma infinidade de aparelhos com maior velocidade, estabilidade e eficiência. Graças a tecnologias multiusuários, como OFDMA e CPU Gigagome, esse modelo consegue enviar dados para vários aparelhos simultaneamente (máximo de 4 em 2.4 GHz e máximo de 16 em 5 GHz), além de conseguir conectar até 128 dispositivos em bandas duplas.
Portanto, o roteador da Huawei está mais do que preparado para o cenário de Internet das Coisas e pode suportar mais de 15 aparelhos conectados ao mesmo tempo. E o melhor: consegue fazer isso sem deixar lenta a conexão ou devagar o carregamento de páginas, jogos e serviços.
Outras especificações do Huawei WiFi AX3
Huawei WiFi AX3 tem várias tecnologias que o tornam desejável.Fonte: Huawei
Vale destacar que o Huawei WiFi AX3 tem outras tecnologias que o tornam ainda mais desejável. A adoção do padrão Wi-Fi 6 (802.11ax) aumenta não somente o número de conexões simultâneas, mas também a velocidade e ainda diminui a latência e melhora o consumo de energia do dispositivo.
Esse roteador também tem suporte à rede mesh, permitindo a conexão de vários roteadores para maior cobertura Wi-Fi. Sabe quando você sente que o sinal não chega a determinadas partes da casa ou que a internet parece muito lenta em alguns pontos específicos? Ao utilizar a rede mesh, esses “pontos cegos” da rede Wi-Fi são eliminados, criando uma conexão estável, veloz e única.
Como se isso não bastasse, o Huawei WiFi AX3 também se preocupa com segurança. Além de ter algoritmos à prova de força bruta, WPA3, Firewall, DMZ, PAP/CHAP e proteção contra ataques DDoS, há uma área segura dentro do processador principal em que software e hardware trabalham para proteger os dados transmitidos.
Por fim, é importante mencionar a facilidade de se conectar ao roteador usando a tecnologia Huawei Share. Basta encostar um smartphone ou outro dispositivo móvel com tecnologia NFC no roteador para efetuar a conexão, sem precisar compartilhar senhas, em um método rápido, seguro e revolucionário.
*****
Você já tinha ouvido falar no Huawei Wi-Fi AX3? Quer saber mais sobre esse roteador ultramoderno? Então clique aqui e conheça mais esse e outros produtos da Huawei.
Fontes