O YouTube anunciou na terça-feira (11) a criação de um fundo que vai destinar um total de US$ 100 milhões para criadores de conteúdo dos Shorts, o formato de vídeos da plataforma que rivaliza diretamente com o TikTok.
O objetivo da empresa é atrair mais pessoas para o serviço e manter criadores de conteúdo populares por lá a partir de uma forma fixa de monetização. Todos os meses, "centenas de criadores" que tiveram os vídeos mais populares do período serão contatados para receber a bonificação.
Outros formatos de pagamento devem ser revelados ao longo do tempo, já que a ideia é tirar astros do TikTok e levá-los para a plataforma de vídeos do Google. "O Shorts Fund é o primeiro passo em nossa jornada para construir um modelo de monetização para os Shorts no YouTube. Essa é uma das nossas principais prioridades e levará algum tempo para acertar [o modelo]", diz o comunicado.
O fundo será lançado oficialmente em breve e terá mais detalhes, como informações sobre o que seria "mais engajamento", revelados nos próximos meses. Qualquer pessoa pode aderir ao programa, sem necessariamente fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube — sendo que, ao menos por enquanto, os Shorts só estão liberados para Índia e Estados Unidos.
Fontes