Devido a pandemia do coronavírus, muitas pessoas precisaram se adaptar com o modelo de home office. Diferentes profissionais se viram obrigados a mudar a sua maneira de lidar com o trabalho, muitas vezes tendo que compartilhar espaço com outras pessoas da casa e ter que usar os mesmos ambientes para lazer e compromissos profissionais.
Porém, nem sempre a adaptação é fácil e em alguns casos pode ser até mesmo traumática, levando à queda na produtividade. Mesmo sabendo que nem sempre é possível se adaptar 100% ao novo formato, existe uma série de dicas que podem te ajudar.
Abaixo, iremos apresentar algumas delas, caso você ainda esteja com dificuldade para lidar com o trabalho remoto.
Estabeleça uma rotina matinal
Saiba a hora de começar a trabalhar e saiba como começar o seu dia.Fonte: Unsplash
Algumas pessoas tendem a achar que rotinas são chatas e devem ser evitadas. Mas a verdade é que elas nos ajudam a ter um certo controle sobre nós mesmos e são importantes para o nosso desenvolvimento pessoal. Por isso, é importante que para começar o home office você estabeleça uma rotina matinal.
Assim como acontece quando você trabalha fora de casa, você deve saber qual é o horário que você precisa acordar, para ter tempo de fazer as suas atividades matinais com tranquilidade. Ir ao banheiro, tomar café, ler alguma coisa ou assistir o jornal podem te ajudar a controlar esse tempo antes de começar a trabalhar e te deixar mais focado depois.
Não trabalhe de pijama
Pode parecer besteira em um primeiro momento, mas trocar de roupa antes de começar a trabalhar pode te ajudar na concentração. Você não precisa usar a sua roupa mais formal, ou um uniforme específico, mas você estará se condicionando a sair da zona de conforto e isso é importante. É como se você estivesse se lembrando que naquele momento você está trabalhando e não descansando.
Defina seus horários e uma programação para o dia
Se no trabalho presencial você tem uma agenda e cronogramas para seguir, por que seria diferente no home office? Saiba quais são as suas atividades para a manhã e quais ficarão para a tarde — ou noite e madrugada, dependendo do seu perfil. Com isso, fica mais fácil para vocês saber se está dando conta de tudo o que tem para fazer, ou se precisa repensar suas estratégias.
Além disso, sabe aquele cafézinho no meio do expediente, que te ajuda a lidar com o restante dos trabalhos? Isso também deve continuar em casa. Programe o seu despertador para esses momentos. Esticar as pernas e se movimentar um pouco também podem ajudar.
Tenha um lugar para trabalhar
Trabalhar na cama costuma não ser uma boa ideia.Fonte: Unsplash
Trabalhar na cama, no sofá ou no balcão da cozinha nunca é uma boa ideia. Se você possui um espaço que pode transformar em escritório, a melhor opção é usá-lo desta maneira. Com isso, você pode evitar distrações e terá mais cuidado com seus horários, facilitando a adaptação às novas rotinas.
Coloque restrições de tela em seu telefone e limite o acesso às redes sociais
Dificilmente você irá conseguir trabalhar sem o seu celular por perto. Na verdade, é muito provável que em algum momento você precise utilizar o seu celular no trabalho. Por isso, é extremamente importante que você evite distrações de aplicativos que não são usados para trabalhar. Através das configurações, você pode bloquear as notificações deles ou até impedir o acesso durante determinados horários.
Além disso, bloquear o acesso às redes sociais no computador caso elas não sejam úteis para o seu trabalho também é uma boa ideia. É muito fácil entrar no Facebook ou no Twitter acreditando que vai só conferir se chegou alguma notificação, e se perder na timeline. Aproveite os horários programados para um café para acessar as redes sociais.
A música pode te ajudar
Para muitas pessoas, ter uma música de fundo pode ajudar a se concentrar melhor, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Algumas podem preferir playlists de foco, outras podem optar por um gênero específico ou pela banda favorita. E é claro, tem aquelas que preferem ficar sem a música. O que importa é você aproveitar que está em casa e usar todas as ferramentas disponíveis.
Avise as pessoas que moram com você
A divisão dos trabalhos domésticos é fundamental para manter a produtividade no home office.Fonte: Unsplash
Um problema que apareceu para muitas pessoas, foi ter que compartilhar o lugar onde mora com outras pessoas para o trabalho. É importante que as pessoas que moram com você saibam dos seus horários e que os trabalhos domésticos sejam bem divididos. Cuidar dos filhos, preparar o almoço ou limpar a casa, essas atividades precisam ser compartilhadas para não sobrecarregar nem prejudicar ninguém.
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