A Google adicionou ontem (29) uma nova função que tenta reduzir especialmente em ambientes corporativos os golpes de phishing. A ideia é alertar o usuário a respeito de mensagens que se fingem de oficiais ou enviadas por pessoas que não são os contatos verdadeiros.
O recurso é uma etiqueta em amarelo chamada "External", que avisa quando o email foi enviado por uma pessoa que está fora da sua rede corporativa ou nem sequer consta na lista de contatos. Dessa forma, o ideal é ter cuidado ao passar informações ou clicar em links enviados na mensagem.
Os administradores de redes podem ativar ou desativar a etiqueta a qualquer momento. Por enquanto, a Google apenas disponibilizou a proteção para o Android e a versão do cliente para navegadores, com um prazo de 15 dias para que toda a comunidade tenha acesso.
A nova sinalização do Gmail: etiqueta em amarelo e aviso na parte inferior da tela.Fonte: Google
Ela será liberada para clientes do Google Workspace e dos planos G Suite Basic e Business.
A ideia da nova camada de segurança é proteger especialmente funcionários e executivos. O phishing em ambientes corporativos é uma das formas de obter credenciais de acesso para sistemas de empresas, plataformas e até redes sociais — um passo inicial que pode levar ao roubo de dados e até a execução de golpes como ransomwares.
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