Nessa segunda-feira (26), Elon Musk "cutucou" seu rival Jeff Bezos no Twitter, elevando a corrida espacial a um novo patamar: a zoação. Após perder a disputa pela construção da nave que levará astronautas à Lua em 2024, a Blue Origin, companhia de Bezos, entrou com um recurso solicitando a revisão dos processos que definiram a SpaceX, de Musk, como ganhadora. Em resposta à notícia, Elon apenas comentou: "Não sobe mais (à órbita) lol", em tradução livre.
De acordo com a Blue Origin, a NASA falhou ao definir as parcerias para o Human Landing System e mudou regras de última hora.
"A decisão deles elimina oportunidades de competição, restringe significativamente a base de abastecimento e não apenas atrasa, mas também põe em risco o retorno dos EUA à Lua", defende.
Can’t get it up (to orbit) lol
— Elon Musk (@elonmusk) April 26, 2021
Zoeira espacial
Na concorrência em questão, a Blue Origin ficou muito atrás da SpaceX e da United Launch Alliance (ULA), joint venture da Boeing e da Lockheed Martin, o que a impediu de firmar contratos de lançamentos de satélites e outros equipamentos com a Agência de Segurança Nacional norte-americana, a serem iniciados em 2022.
"Por causa disso, apresentamos um protesto ao governo", indica, em um documento de 50 páginas, a companhia, que tem amargado perdas bilionárias. Musk, por sua vez, não parece muito preocupado com a potência de sua empresa.
Fontes
Categorias