A plataforma de criação e manutenção de sites WordPress entrou na briga contra o novo sistema de anúncios da Google que substitui os famosos cookies e aumenta o rastreio da navegação do usuário.
Em uma postagem no blog oficial do serviço, o WordPress anunciou que vai tratar o Federated Learning of Cohorts (FLoC) como ameaça de segurança, impedindo que o recurso seja utilizado dentro da central de comando da plataforma. De acordo com os responsáveis pela publicação, isso é possível com apenas quatro linhas de código que impedem a execução do rastreio.
Segundo a organização, "colocar pessoas em grupos baseados nos hábitos de navegação provavelmente facilita discriminações em emprego, habitação e outros tipos, assim como publicidade predatória de consumidores sem sofisticá-los".
E daí?
O posicionamento dela é importante: o WordPress é responsável por 41% de todas as páginas da internet. Ou seja, quase metade de todos os sites do mundo simplesmente deixariam de utilizar os "novos cookies" da Google.
"Isso é somado às preocupações de privacidade em rastrear as pessoas e compartilhar seus dados, aparentemente sem o consentimento informado, e torna mais difícil para reguladores e legisladores de protegerem as pessoas", diz o comunicado.
A Google iniciou os testes do FLoC em abril de 2021 a partir do Google Chrome. Já a versão WordPress 5.8, que promete estrear o bloqueio, chega até julho deste ano. O navegador Brave também já se manifestou contrário ao projeto.
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