O YouTube anunciou nesta quarta-feira (24) o novo recurso de restrição de conteúdo voltada para pré-adolescentes. Com a opção, os pais poderão controlar quais tipos de vídeos os filhos podem acessar na plataforma. Em seu blog, a empresa afirmou que a iniciativa tem o objetivo de ajudar pais com crianças que já são muito velhas para o aplicativo do YouTube Kids, mas muito jovens para o acesso completo do site.
As famílias poderão escolher as configurações de acordo com a idade de cada criança, controlando o que pode ser visto através de uma Conta Google supervisionada e do Google Family Link. A plataforma disponibilizará três opções:
Explorar: para crianças que estão prontas para sair do YouTube Kids. Esta configuração apresentará uma ampla gama de vídeos geralmente adequados para crianças a partir de 9 anos.
Explorar mais: a categoria é adequada para espectadores com mais de 13 anos e incluirá um conjunto maior de vídeos e também de transmissões ao vivo.
A maior parte do YouTube: esta opção inclui quase todos os vídeos do YouTube, exceto vídeos com restrição de idade e é adequada para os adolescentes mais velhos.
Além de escolher o conteúdo, os pais poderão acessar o histórico de pesquisa das contas dos filhos. O YouTube ressalta que as famílias não devem enxergar a iniciativa como uma solução definitiva, já que o sistema pode cometer erros.
Inicialmente, a nova função de controle deve ser lançada em uma versão beta. A versão completa funcionará nos próximos meses.
Fontes