O Spaces é um novo recurso do Twitter que permite que os usuários criem salas de bate-papo em áudio ao vivo, de modo que as conversas podem ser abertas para que todos na sala falem ou controladas de acordo com o desejo do moderador.
Em 2020, o Twitter realizou alguns testes de tweets por voz, o que parece ter sido o primeiro passo para o que é hoje o Twitter Spaces, chegando em um momento bem oportuno, com a popularização de apps como Clubhouse, que apresenta proposta similar, mas até o momento só está disponível para dispositivos iOS.
Porém, diferente do Clubhouse, que atualmente exige convites para o ingresso de novos usuários, o Twitter Spaces deve ficar disponível em breve para todos os usuários da rede social, aparecendo como mais uma alternativa de interação no app do microblog.
Segundo o Twitter, mesmo que no momento um usuário de iOS não tenha acesso ao recurso, caso seja convidado, será liberado ao Spaces automaticamente para interagir na sala indicada. A empresa não informou quando o recurso estará disponível para usuários de Android.
Ferramenta para convidar participantes no Twitter Space.Fonte: Reprodução/Twitter
Quem controla as conversas no Spaces?
No Twitter Spaces, o dono da sala pode convidar outros usuários que tenham conta no Twitter para conversar, mas não necessariamente sejam seus seguidores, de modo que o convite pode ser enviado em mensagem direta, pelo link da sala ou mesmo por um tweet do moderador. Uma proposta similar ao que é encontrado no Discord, por exemplo, que é uma plataforma de comunicação muito utilizada por streamers e jogadores online.
O moderador, por sinal, tem diversas ferramentas para poder controlar quem tem o direito de falar nas salas, assim como mecanismos para bloquear ou excluir usuários de uma conversa. No quesito segurança, o Twitter Spaces deve oferecer ferramentas para denúncias e bloqueios de usuários que não se comportem adequadamente, em uma medida para inibir comportamentos tóxicos na plataforma.
Além de voz, emojis
As conversas no Twitter Spaces também vão contar com algumas opções de emojis de acordo com um tweet do perfil do recurso. Ao menos inicialmente, esse recurso é bem limitado, com apenas seis interações. Outro detalhe importante é que as mensagens só podem ser observadas enquanto a sala estiver aberta; uma vez que o moderador encerrar a sala, todo o conteúdo postado ficará indisponível.
O Twitter ainda não informou uma data para que o recurso seja disponibilizado para todos os usuários da rede social, mas comunicou que, ao menos inicialmente, está disponível apenas para um pequeno grupo de usuários no iOS, permitindo que a rede social obtenha um feedback para implementação do recurso.
Listeners told us they want to chime in to conversations on @TwitterSpaces without having to grab the mic and one of the ways to do this was with more emojis
— Danny Singh (@Mr_DannySingh) January 19, 2021
We are adding ?? to Spaces soon and wondering what other interactions should we be exploring? pic.twitter.com/DenGVIqBl6
Categorias