Na manhã desta segunda-feira (14), relatos de usuários do mundo todo indicaram que serviços da Google estavam fora do ar ou apresentando instabilidades. Reclamações a respeito do "erro 500" – que aparece quando existe algum tipo de incompatibilidade em um site – começaram a surgir por volta de 8h30, de acordo com o DownDetector, e o pico de registros se deu às 9h, mas, segundo a companhia, tudo já está resolvido. Tratava-se de um problema de autenticação.
Brasil, Estados Unidos, Ásia e vários países da Europa foram regiões nas quais os travamentos foram notados. Além de aplicativos não serem atualizados, a mensagem "sua conta está temporariamente indisponível; lamentamos o transtorno e sugerimos que você tente novamente em alguns minutos" era exibida na versão web do Gmail. Carregamento de vídeos, por sua vez, não ocorria de maneira convencional no YouTube. "Something went wrong…", dizia.
O painel de status do Google Workspace mostra que, de fato, as principais soluções da empresa não funcionavam.
Revisão minuciosa
Para esclarecer o que ocorreu, um porta-voz da Google forneceu a seguinte declaração: "Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período."
Felizmente, indica, a situação voltou ao normal: "O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro."
E você, teve dificuldades relacionadas à queda das soluções da Google?